Alunos concluem curso preparatório do Parlamento Jovem
O próximo encontro dos jovens será na cerimônia de diplomação e posse, dia 14 de agosto
por Redação 26/07/2019 às 11:57 Atualizado em 26/07/2019 às 12:00

Quarenta e quatro alunos – futuros vereadores jovens e seus suplentes – concluíram o curso preparatório do Parlamento Jovem, nesta quinta-feira (25). O próximo encontro dos jovens será na cerimônia de diplomação e posse, que vai ocorrer no dia 14 de agosto, às 15h, no plenário da Câmara de Vereadores.

Durante três dias de curso, os jovens estudaram o Regimento Interno do Parlamento Jovem, as técnicas de oratória, e as atribuições dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Além das aulas, no primeiro dia de preparação os novos vereadores participaram de um bate-papo com o ex-vereador jovem e atual representante de Santa Catarina no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), Vinícius Franke da Silva.

No segundo dia, o grupo estudou o Poder Judiciário e conheceu a estrutura do Fórum de Indaial. Na Sala do Tribunal do Júri, eles assistiram a uma palestra sobre as atribuições do Poder Judiciário, ministrada pela assessora de gabinete Charlene Daiana Duggen.

Já no último dia os estudantes conheceram a Prefeitura de Indaial e participaram de uma roda de conversa com o prefeito André Moser. Para a assessora de comunicação social e relacionamento institucional, Maria Helena Theiss, “o curso é essencial para que jovens conheçam melhor os três poderes e se preparem para a solenidade de posse e para as atividades legislativas”.

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem foi instituído na Câmara de Indaial em 2005, por meio do Decreto Legislativo nº 6, como uma iniciativa conscientizar os estudantes sobre o papel do Poder Legislativo na comunidade. Atualmente, 22 escolas localizadas no município (públicas, particulares e escola especial Apae) integram o programa.