Anteprojeto “Absorvendo sem medo” é enviado ao Poder Executivo
O texto propõe ações para desmistificar a questão da menstruação e incentiva a realização de campanhas para assegurar a distribuição gratuita de absorventes.
por Redação 25/08/2021 às 13:30 Atualizado em 26/08/2021 às 10:41

Os vereadores enviaram ao Poder Executivo, na sessão do dia 9 de agosto, um anteprojeto que institui diretrizes para a Política Pública “Absorvendo sem Medo”, para a conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos no município, como fator de redução da desigualdade social. A proposta é de autoria dos vereadores Diogo de Pinho e Fernanda dos Santos Cattoni. 

Apesar de ser um processo natural do corpo feminino, a menstruação é um assunto que ainda gera tabus e impacta a vida de muitas mulheres e jovens que não têm dinheiro para comprar absorventes. Foi pensando nisso que os vereadores elaboraram o anteprojeto que, além de propor ações para desmistificar a questão da menstruação e combater ao preconceito, incentiva a realização de campanhas para assegurar a distribuição gratuita de absorventes, pelo poder público. 

Conforme o texto, a distribuição de absorventes deve beneficiar alunas das escolas da rede pública municipal, a partir do ensino fundamental II, a fim de evitar e combater a evasão escolar; adolescentes e mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão do município, em situação de vulnerabilidade; adolescentes e mulheres em situação de rua; e adolescentes e mulheres em situação familiar de extrema pobreza.  

Para que a proposta saia do papel, no entanto, o Poder Executivo ainda tem de devolvê-la à Câmara, em forma de projeto de lei. Só a partir daí ela será discutida e votada pelo Plenário. 


Foto: Pixabay

Assuntos: Geral