Contrato - programa firmado com a Casan é assunto na Tribuna
O engenheiro Ricardo Martins usou o espaço para apresentar uma análise do contrato
por Redação 28/08/2019 às 16:12 Atualizado em 28/08/2019 às 16:17

O engenheiro Ricardo Martins, da empresa Motta Martins Engenharia, contratada pela Prefeitura de Indaial para analisar o contrato firmado entre a Casan e o município, ocupou a Tribuna na sessão de segunda-feira (26) para falar sobre os resultados deste estudo. Acompanhado pelo secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Luiz de Lima, e pelo coordenador municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto Ledra, o engenheiro apresentou um relatório apontando os principais aspectos do contrato e as adequações que devem ser realizadas no documento.
Norteado pelo crescimento populacional e com base no Plano Municipal de Saneamento Básico – lei municipal que planeja os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana, e o manejo de resíduos sólidos no munícipio –, o contrato prevê gestão plena da Casan para a administração dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e para investimentos nestes serviços.
Martins destacou que, entre as adequações que o relatório aponta, estão os dados do crescimento populacional, que no contrato é inferior ao fornecido pelo IBGE. “Aproximadamente mil habitantes a menos estavam previstos no contrato.  O que isso quer dizer? Que a infraestrutura prevista no contrato vai atender a mil habitantes a menos, naquele momento de pico, em determinada época do contrato”, explicou.   

Outro ajuste necessário é a atualização monetária. Segundo o engenheiro, o contrato prevê investimentos no município no valor aproximado de R$169 milhões, porém hoje este valor deve ser atualizado em R$233 milhões.  

Ao final da apresentação, Martins ainda recomendou a criação de uma página na internet para que a população tenha amplo acesso aos serviços do município, Casan e Agência Reguladora (Agir), relacionados ao contrato; e a capacitação de uma equipe no município para acompanhar o andamento do contrato.  

Assuntos: Geral