
As ações do Poder Executivo do município destinadas à área da educação e as atividades desenvolvidas pela Cooperativa de Trabalho Educacional de Professores e Especialistas (Cooepe) foram abordadas na Tribuna Livre desta segunda-feira (21).
O secretário municipal de Educação, Márcio Moisés Selhorst, citou alguns projetos voltados à área que estão sendo elaborados pelo Executivo, como a ampliação da carga horária de professores efetivos; a equiparação salarial dos auxiliares de direção das unidades de educação infantil com os auxiliares de direção das escolas; a viabilização de turno em tempo integral e a ampliação da grade curricular para aulas de 56 minutos.
Outro assunto levantado pelo gestor é a falta de profissionais para o preenchimento de 31 vagas na rede municipal de ensino, apesar da realização de processos seletivos. Para solucionar o problema, a Secretaria de Educação está abrindo uma chamada pública para a contratação de professores de educação especial, de informática pedagógica, de fanfarra e de arte; de pedagogo; de auxiliar de sala; e de monitor de transporte escolar.
Além da chamada pública, a Prefeitura está iniciando o processo para a realização de concurso público. “Com o concurso, a gente abre bastantes vagas também na área de educação, diminuindo essa questão dos professores ACTs para o próximo ano”, enfatizou Márcio.
O secretário também aproveitou o espaço para falar da ampliação das escolas municipais, que devem, futuramente, receber os alunos das escolas estaduais, as quais estão se adequando para a implementação do novo ensino médio. “A gente vai investir nas escolas próximas [às escolas estaduais] Raulino Horn e Germano Brandes, que são a Leopoldo Simão, o Colégio Municipal e a Juvenal Carvalho”.
Cooepe
Em outro momento, o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pela coordenadora da Cooperativa de Trabalho Educacional de Professores e Especialistas (Cooepe), Lurdes Thomsen, que divulgou os trabalhos realizados pela entidade.
Há 20 anos atuando em Santa Catarina e cinco em Indaial, a cooperativa oferta educação básica nos níveis fundamental e médio para jovens e adultos, alcançando o público que não teve acesso ao ensino básico em tempo apropriado. Atualmente, conforme Lurdes, a Cooepe atende a 300 alunos e já formou mais de 600.
Para auxiliar na formação de jovens e adultos, a cooperativa também mantém convênio com algumas empresas de Indaial, que investem para que seus funcionários concluam a educação básica.
Finalizando, a coordenadora convidou a população para conhecer a sede da Cooepe de Indaial, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 497, Tapajós.
