
A Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (23) foi ocupada pela representante da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), Clair Nascimento. Na oportunidade, ela abordou a importância do reconhecimento da doença.
A associada iniciou seu pronunciamento agradecendo aos vereadores o apoio às pessoas com fibromialgia, por meio da aprovação de projetos que estabelecem direitos a estes pacientes, como o atendimento preferencial em empresas públicas e privadas e a reserva em vagas de estacionamento. “Hoje, a carteirinha de prioridade vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, porque a gente não consegue ficar muito tempo de pé [..], no hospital, quando a gente está lá para atendimento, acaba ficando muito esgotado, pois a dor acelera mais esse processo”, explicou.
Clair também destacou que a Anfibro está buscando trabalhar em parceria com os centros universitários, a fim de levar aos acadêmicos da área da saúde mais informações sobre a fibromialgia. Segundo ela, a ideia é que os futuros profissionais da área, que vão atender as pessoas com fibromialgia, já tenham uma experiência com a doença.
A fibromialgia é caracterizada por dor crônica que se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações, acompanhada por outros sintomas, como alteração no sono, cansaço e ansiedade.