Na Tribuna, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência apresenta projeto
Jonathan Cardoso fala sobre a importância da promoção de políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade.
por Redação 10/08/2021 às 14:46

O ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, Jonathan André Cardoso, usou a Tribuna Livre da Câmara para levar à população a importância de promover políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. 

Jonathan, que nasceu com deficiência visual e trabalha com recursos humanos, é autor do projeto “Baixa é a sua visão”, cujo nome traz à tona a pouca informação que a sociedade tem sobre as pessoas com deficiência. Conforme o ativista, o projeto é executado por meio das redes sociais e tem o objetivo de falar mais sobre acessibilidade e inclusão, ao mesmo tempo em que relata as dificuldades enfrentadas pelo autor no dia a dia, e como elas são contornadas.     

O país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui cerca de 12 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, o que representa quase 6,7% da população. “Essas pessoas precisam de autonomia, com inclusão e acessibilidade”, salienta Jonathan.

Destacando a necessidade de mais políticas públicas para auxiliarem na inclusão e na acessibilidade das pessoas com deficiências, o ativista citou a importância da lei 5.893/2021, aprovada pela Câmara em maio, que trata da inserção de senhas sonoras ou com impressão em braile, nos estabelecimentos públicos ou privados que utilizam o recurso de senhas eletrônicas no município.  

O projeto “Baixa é a sua visão” pode ser acessado nos canais Instagram, Facebook, YouTube ou plataformas de Podcast.