Novos vereadores jovens participam de curso preparatório
O primeiro dia de curso contou com a participação do ex-vereador jovem e atual representante de Santa Catarina no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), Vinícius Franke da Silva
por Redação 24/07/2019 às 13:25 Atualizado em 24/07/2019 às 13:32

Começou nesta terça-feira (23) o curso preparatório para os novos vereadores jovens da Câmara de Indaial. Até quinta-feira, os novos parlamentares vão estudar o regimento interno do Parlamento Jovem, as técnicas de oratória, e as atribuições dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Abrindo o primeiro dia de curso, o ex-vereador jovem e atual representante de Santa Catarina no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), Vinícius Franke da Silva, de 17 anos, participou de uma roda de conversa com os jovens parlamentares. Durante o bate-papo, Vinícius falou sobre sua experiência no Parlamento Jovem e sobre sua participação no Parlamento Juvenil Mercosul. 

“Eu fiquei seis meses [no Parlamento Jovem], não cheguei a cumprir o mandato todo, mas nestes seis meses eu aprendi muita coisa”, destacou o estudante, aconselhando que os vereadores jovens aproveitem cada oportunidade do programa. 

Em relação ao PJM, Vinícius contou que teve de participar de duas etapas para ser eleito: elaboração de projeto contemplando a realidade local do estudante e propondo ações para a participação juvenil no ambiente escolar; e votação online direcionada a alunos do ensino médio.  O estudante apresentou o projeto Portal de Oportunidade: uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro emprego, plataforma online que possibilitará a pesquisa de perfis de jovens em busca de emprego. “É um site focado para oferecer vagas de empregos para o adolescente aqui de Santa Catarina”, ressaltou.    

A solenidade de diplomação e posse dos vereadores jovens vai ocorrer no dia 14 de agosto, às 15h, no plenário da Câmara de Vereadores de Indaial, e poderá ser acompanhada ao vivo, pelo Facebook.