Outubro Rosa ganha destaque em reunião do Parlamento Jovem
Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial e vereadores jovens de Pomerode e de Rio dos Cedros participaram da reunião
por Redação 24/10/2019 às 13:08 Atualizado em 24/10/2019 às 15:13

Com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial marcando presença na reunião do Parlamento Jovem de terça-feira (22), a campanha Outubro Rosa não poderia deixar de ganhar destaque na pauta da sessão. A vereadora jovem Mayra Gabriela Peschke discursou sobre a campanha, que tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Segundo a estudante, o Outubro Rosa ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, dando informações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero como forma de contribuir para a redução da mortalidade. Além disso, Mayra mencionou outro objetivo da campanha: “a luta por direitos, como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade”.   

A vice-presidente da Rede Feminina do município, Carmen Surdi, também usou o espaço da Tribuna para falar sobre o tema. Ela apresentou alguns dados sobre a doença, que deve atingir mais de 20 mil mulheres em Santa Catarina, no próximo ano, e pediu que os jovens disseminem a campanha para a família e amigos.  

“Vocês já podem, lá em casa, dizer para a mãe, para a irmã, para a vizinha, que se dirijam à nossa Rede para fazer este exame preventivo. É para isso que nós, a Rede Feminina, estamos aqui há 29 anos, servindo a população”, finalizou a vice-presidente.  

Outros temas também foram mencionados na reunião, como cidadania, consciência moral e ética, educação financeira e Halloween, abordados, respectivamente, pelos vereadores jovens Raul Noetzold, Kelvin Macedo, Caetano Bona e Melina Heckmann. 

Indicações

Três indicações foram discutidas e aprovadas durante a sessão. A primeira delas é do estudante Alan Nilles Bieger, solicitando ao Poder Executivo a instalação de um bicicletário nas dependências do Colégio Municipal de Indaial. 

Já a proposição do vereador jovem Wesley José Ruckel sugere à Secretaria Regional de Educação Blumenau a realização de estudos para a construção de uma quadra coberta para a Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte. 

Por último, a estudante Mayra Gabriela Peschke requereu ao Poder Executivo a ampliação ou construção de um abrigo de passageiros maior, em frente à Escola de Educação Básica Prefeito Frederico Hardt.  

Troca de experiências 

A reunião também contou com a presença de 14 vereadores jovens, das cidades de Rio do Cedros e de Pomerode. Conforme a diretora de comunicação social e relacionamento institucional, Maria Helena Theiss, prestigiar reuniões jovens de outras Câmaras é essencial, já que, “por meio da troca de experiências, os vereadores jovens se sentem mais confiantes para exercer o mandato”.

A coordenadora do programa na Câmara de Pomerode, Cleide Rauber, também destaca a interação entre os vereadores jovens como o principal objetivo da visita. Para ela, participando de outras sessões mirins os estudantes “podem fazer uma relação de como é o trabalho deles lá, de como é aqui, e talvez ver o que podem melhorar em Pomerode”. 

O idealizador do programa em Rio dos Cedros e atual presidente da Câmara, Dilson Dalpiaz, segue no mesmo raciocínio, afirmando que a troca de informações serve para ampliar o conhecimento dos jovens e mostrar que, apesar de a Câmara de Rio dos Cedros ser muito mais enxuta, “a responsabilidade deles [dos vereadores jovens] é igual”.