Projeto De Geração para Geração é apresentado na Tribuna
Programa promove a troca de experiências entre idosos e crianças
por Redação 23/06/2019 às 15:29 Atualizado em 23/06/2019 às 15:46

O projeto De Geração para Geração, que promove a troca de experiências entre idosos e alunos da Escola Tancredo de Almeida Neves, foi assunto abordado na Tribuna, na sessão ordinária de terça-feira (18). A assistente social Malvina Juliane Ribeiro, uma das idealizadoras do programa, usou o espaço para falar sobre as ações realizadas pelo programa. 

Iniciado em 2017, o projeto trabalha a saúde física e mental do idoso, a valorização da pessoa idosa, e a inclusão (tanto de alunos especiais quanto de idosos cadeirantes), por meio da integração entre estudantes e pessoas idosas. Segundo Malvina, esta troca de experiências ocorre nas aulas de educação física, de história e de informática, e se estende para os momentos de interação na biblioteca e no intervalo. 

Uma vez por mês os idosos visitam a escola e interagem com os alunos. Por exemplo, os estudantes ensinam lições de informática, enquanto os idosos contam histórias da época de estudantes e apresentam objetos antigos. 

O programa, de acordo com a assistente social, além de aumentar a autoestima dos idosos tem apresentado bons resultados com as crianças, que “estão respeitando muito mais os idosos, os professores [...] e dando valor ao o que elas têm hoje”, finalizou.