
O projeto “Nadando Indaial”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes, ganhou espaço na Tribuna Livre desta terça-feira (10). Ademir Packer e André Giovanella, respectivamente diretor-presidente e diretor da Fundação de Esporte, apresentaram o programa, que tem o objetivo de levar a natação ao maior número possível de crianças indaialenses.
Giovanella explicou que o projeto é voltado para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, visando à prevenção e à redução de afogamentos ao mesmo tempo que busca representatividade para futuras competições. Pensando nesses objetivos, o programa apresenta uma ampla metodologia, que vai desde o domínio da água e a natação básica até a natação de alto nível e de condicionamento.
O projeto é dividido em quatro níveis, iniciando com três turmas: o primeiro vai contemplar turmas com 300 alunos que terão aulas de iniciação aquática e aprenderão a técnica básica de natação; o segundo será voltado ao desenvolvimento aquático, com turma de 100 alunos; o terceiro nível vai trabalhar o aperfeiçoamento técnico de 50 participantes; e o quarto nível será voltado para o desenvolvimento técnico, com uma turma de 40 alunos. “Em menos de três anos nós vamos atender mais de cinco mil crianças, ou seja, todos os indaialenses deverão aprender a nadar”, ressalta Giovanella.
Para que o programa seja colocado em prática, a Fundação de Esportes conta com parcerias de professores de natação locais e com convênios com universidades, além de buscar patrocinadores na iniciativa privada para a confecção de toucas e de camisetas e para a aquisição de outros equipamentos.
A data de início das inscrições ainda não foi divulgada, mas elas serão feitas diretamente na piscina municipal, com preenchimento de ficha individual e autorização dos pais ou responsável.