Projeto “Nadando Indaial” é assunto na Tribuna Livre
O programa desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes deve atender 900 crianças nos próximos meses.
por Redação 11/05/2022 às 11:11

O projeto “Nadando Indaial”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes, ganhou espaço na Tribuna Livre desta terça-feira (10).  Ademir Packer e André Giovanella, respectivamente diretor-presidente e diretor da Fundação de Esporte, apresentaram o programa, que tem o objetivo de levar a natação ao maior número possível de crianças indaialenses. 

Giovanella explicou que o projeto é voltado para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, visando à prevenção e à redução de afogamentos ao mesmo tempo que busca representatividade para futuras competições. Pensando nesses objetivos, o programa apresenta uma ampla metodologia, que vai desde o domínio da água e a natação básica até a natação de alto nível e de condicionamento. 

O projeto é dividido em quatro níveis, iniciando com três turmas: o primeiro vai contemplar turmas com 300 alunos que terão aulas de iniciação aquática e aprenderão a técnica básica de natação; o segundo será voltado ao desenvolvimento aquático, com turma de 100 alunos; o terceiro nível vai trabalhar o aperfeiçoamento técnico de 50 participantes; e o quarto nível será voltado para o desenvolvimento técnico, com uma turma de 40 alunos. “Em menos de três anos nós vamos atender mais de cinco mil crianças, ou seja, todos os indaialenses deverão aprender a nadar”, ressalta Giovanella.   

Para que o programa seja colocado em prática, a Fundação de Esportes conta com parcerias de professores de natação locais e com convênios com universidades, além de buscar patrocinadores na iniciativa privada para a confecção de toucas e de camisetas e para a aquisição de outros equipamentos. 

A data de início das inscrições ainda não foi divulgada, mas elas serão feitas diretamente na piscina municipal, com preenchimento de ficha individual e autorização dos pais ou responsável.