Projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu é apresentado em sessão
Projeto é de iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí
por Redação 28/06/2019 às 17:36 Atualizado em 28/06/2019 às 17:39

O projeto “Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu”, de iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), com apoio dos municípios de Indaial, Timbó, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Luiz Alves, Guabiruba e Botuverá, foi apresentado na Tribuna da sessão ordinária desta quinta-feira (27).

De acordo com Arlete Scoz, gestora de Turismo, Cultura e Esporte da Cimvi, o projeto tem o objetivo de capacitar os grupos organizados e a comunidade escolar “com informações essenciais para a manutenção da história, da cultura e das tradições das cidades do Médio Vale do Itajaí, visando à adoção de uma conduta sustentável de respeito à natureza e que desperte e estimule a população à valorização do turismo local”.

Telma Fusinato, técnica de Turismo da Prefeitura de Indaial, explicou que o projeto é aplicado nas escolas, em duas etapas: apresentação de palestras e concurso de desenho e frase sobre as belezas do Vale Europeu. Em Indaial, mais de 800 alunos dos 4º anos das escolas municipais, estaduais e particulares assistiram à palestra intitulada “Turismo e Sustentabilidade, Vale muito aprender”, e receberam cartilhas com fotos de pontos turísticos de Indaial e de outras cidades do Vale Europeu.

O foco principal da palestra, conforme Fusinato, é “sensibilizar as crianças para o turismo”. Ela destaca que a palestrante abordou o turismo sob o olhar de desenvolvimento sustentável, a possibilidade de renda por meio do turismo, além de apresentar os dois circuitos regionais que passam em Indaial.

Já a segunda etapa do projeto consiste no concurso de desenho e frases. As crianças que participaram da primeira fase do projeto tiveram a oportunidade de participar da segunda, retratando em desenho um atrativo favorito do Vale Europeu.

Ainda segundo Fusinato, a população indaialense poderá prestigiar a exposição dos desenhos participantes do concurso, que vai ocorrer na Prefeitura de Indaial, de 19 de agosto a 19 de setembro.

Assuntos: Geral