Vereadores jovens de Indaial participam do 10° Encontro Estadual de Vereadores Mirins
O evento ocorreu em Florianópolis, na segunda-feira (23)
por Redação 24/09/2019 às 16:49 Atualizado em 24/09/2019 às 16:57

O Parlamento Jovem da Câmara de Indaial participou, nesta segunda-feira (23), do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro reuniu cerca de 300 vereadores jovens, que frequentam entre o sexto ano do ensino fundamental e o segundo ano do ensino médio, vindos de 19 municípios catarinenses.

Com o objetivo de promover a troca de experiência entre os vereadores mirins de diferentes municípios, o evento abordou, por meio de palestras e bate-papos, a importância da participação do jovem na política e o artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e das garantias fundamentais.

Abrindo a programação, o estudante do 8º semestre de direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ativista pela educação, Israel Rocha Borba, apresentou a palestra “Sim, nós podemos fazer!”. Em 2014, o estudante participou do programa Jovens Embaixadores, de iniciativa e responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e em 2016 lançou a organização Youth For Human Rights no Brasil (YHRI – Juventude pelos direitos humanos).

O período vespertino contou com a palestra do professor Pedro Cabral Filho, mestre em teoria e prática pedagógica e doutor em história e historiografia da educação, sobre o artigo 5º da Constituição Federal, que diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Nesta edição, o Encontro Estadual de Vereadores Mirins foi dividido em duas etapas para atender a todos os interessados em participar do evento. A primeira parte do encontro ocorreu na quinta-feira (18) e contou com a participação de mais de 500 vereadores mirins de 32 Câmaras Municipais.