CÂMARA DE INDAIAL IMPLANTARÁ SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
        Em breve, a Câmara de Vereadores de Indaial será um exemplo de economia e de sustentabilidade...
por Redação 16/04/2019 às 00:00 Atualizado em 16/04/2019 às 18:22

   

    Em breve, a Câmara de Vereadores de Indaial será um exemplo de economia e de sustentabilidade para o município. Isso porque o órgão irá instalar um sistema de energia fotovoltaica (energia solar) conectado à rede elétrica da Celesc. O edital de licitação na modalidade pregão presencial, para a contratação de empresa especializada no fornecimento de sistema de energia fotovoltaica, foi publicado na última sexta-feira (26). O pregão está agendado para dia 12 de novembro, às 10h, na sede do Poder Legislativo Municipal. 

    Segundo o estudo orçamentário realizado pela Solarsou Soluções em Energia, empresa vencedora do processo licitatório realizado em setembro, para elaboração do projeto básico e executivo da obra, o valor estimado do serviço será de, no máximo, R$198 mil. Já o estudo de viabilidade da obra, também elaborado pela Solarsou, destaca que o retorno do investimento ocorrerá entre 4,6 e 5,3 anos, levando em consideração a economia de energia mensal com a instalação do sistema, a tarifa de eletricidade vigente e eventuais aumentos, e a quantia investida.  A garantia de produção de energia do sistema fotovoltaico é de 25 anos. 

    Conforme o presidente da Mesa Diretora e idealizador do projeto, Osvaldo Metzner (Santo Antônio), além da economia que a instalação do sistema fotovoltaico vai trazer ao município – a Câmara gasta, anualmente, cerca de R$40 mil com energia elétrica –, sua utilização vai colaborar com o meio ambiente, por se tratar de uma energia limpa, renovável e sustentável. “Seguimos o exemplo da Câmara de Pomerode, que já utiliza o sistema de energia fotovoltaica, e de países como a Alemanha, onde quase todas as casas possuem o sistema, visando à economia e à sustentabilidade”, destacou o presidente. 

    A empresa vencedora do processo licitatório terá 60 dias, após a emissão da ordem de execução do serviço, para concluir a implementação do sistema de geração de energia solar na Câmara de Indaial.