Câmara Municipal de Indaial - Principal

Você está em: Home » Notícias » TRIBUNA LIVRE: AGTSM APRESENTA SUAS ATIVIDADES

TRIBUNA LIVRE: AGTSM APRESENTA SUAS ATIVIDADES

A Associação Beneficente Grupo de Treinamento para Sobrevivência em Mata foi assunto na Tribuna Livre da sessão ordinária de segunda-feira (25). O presidente da Associação, Erhard Rubert Westerkamp, usou o espaço para abordar as atividades que o grupo desenvolve.

Segundo ele, o Grupo de Treinamento para Sobrevivência em Mata surgiu em 1997, em Indaial, como um passatempo. Foi em 2008, após as enchentes que atingiram a região, que o grupo teve a ideia de dividir o conhecimento sobre desastres naturais com outras pessoas. “A gente percebeu que a população, não só de Indaial, mas de toda região, não estava preparada para as catástrofes, como deslizamento de terra, soterramentos, enchentes, catástrofes naturais em geral”, destacou o presidente.

Em 2013, surgiu o projeto Escolinha do GTSM, que atende crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos.  O principal foco da Escolinha, que está presente em Indaial e em Benedito Novo, é combater as drogas, o vandalismo e a criminalidade, transformando crianças e jovens em cidadãos conscientes.

Erhard citou alguns conteúdos abordados na Escolinha GTSM, como palestras de combate às drogas e ao álcool; cidadania, civismo e Estatuto da Criança e do Adolescente; procedimento em caso de desastres naturais; prevenção de acidentes domésticos; comportamento no trânsito; primeiros socorros; meio ambiente; e treinamentos e acampamentos com técnicas de sobrevivência e bushcraft.

No encerramento da apresentação, Erhard convidou a população para conhecer as atividades do GTSM, que se encontra aos sábados, na Igreja Matriz Santa Inês, das 14h às 17h.