Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 09/10/2017

Notícias

10/10/2017

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 09/10/2017

 

TRIBUNA

 

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, e a agente comunitária de saúde, Malvina Juliane Ribeiro, usaram a Tribuna para convidar os vereadores e a população para prestigiar a formatura do grupo de Bombeiros Voluntários da Terceira Idade, que ocorre dia 21 de outubro, às 17h, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial. 

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

Aprovado requerimento do vereador Antonio Carlos Fink, solicitando inclusão na pauta dos trabalhos, com única discussão e votação, para o Substitutivo ao Projeto de Lei 115/2017, do Executivo, que dispõe sobre o programa de Recuperação Fiscal - Refis 2017 e dá outras providências.

 

PROJETO DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 113/2017, do Executivo, que autoriza anulação e suplementação no orçamento anual do Fundo Municipal de Saúde de Indaial. 

Aprovado em única votação o Substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária nº 115/2017, do Executivo, que dispõe sobre o programa de Recuperação Fiscal - Refis 2017 e dá outras providências.

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona o número de Inquéritos Administrativos que foram abertos nos anos 2016 e 2017 em todos os setores da administração; e a quantidade de inquéritos na Secretaria de Educação; o montante de servidores que estão afastados para tratamento de saúde, e quantos deles são da Secretaria de Educação; se existe, na Secretaria de Educação e ou no departamento de Recursos Humanos, uma equipe que acolhe e monitora casos de violência e ou agressão contra professores e servidores; os procedimentos que são adotados pela Secretaria em casos de violência contra o professor. Pergunta ainda como está o processo de Revisão do Plano de Cargos e Salários do Magistério; se existe um calendário ou cronograma para que os servidores possam organizar o período de licença prêmio; a relação de profissionais da Secretaria de Educação que estão em licença prêmio; e se existem pedidos de liberação de licença prêmio em espera e ou que não foram concedidos, com envio de relatório e as razões da não liberação, assim como o critério que a Secretaria de Educação está usando para liberação de licença.

 

Do Vereador Fábio Fritz: indaga o motivo da demora na finalização das obras das unidades infantis do Warnow e do Encano Baixo; se existe algum problema ou pendências com a empreiteira responsável pela obra; e a razão para o novo prazo para entrega das obras.

 

Do Vereador Diego Pandini: Convidando para reunião na Câmara, o Diretor Geral da AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí, senhor Heinrich Luiz Pasold, para explanar sobre o procedimento envolvendo a CASAN de Indaial no que se refere a taxas de esgoto.

 

INDICAÇÕES

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: solicita que o setor de tributos elabore informativo com esclarecimento sobre a cobrança do ISSQN das facções e demais segmentos da área têxtil.

Do Vereador Fábio Fritz: solicita poda de árvores na rua Arnoldo Ebert, em frente a Serraria Ebert.

Do Vereador Osvaldo Metzner: recolocação das pedras de paralelepípedo no acesso à Igreja Luterana do centro; recolocação de poste na rua Timóteo Félix Martins.

 

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário. 

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Sedenir Caetano (Bagaio), que explanou sobre indicação, feita em conjunto com o vereador Valentim Blasius, solicitando implantação de mais ventiladores no Pavilhão Rosimeri Wolff, no Parque Ribeirão das Pedras. Também mencionou a necessidade de reparos nas ruas Chapadão do Lajeado e Imaruí, pois com a implantação das caixas de esgoto da Casan, um valo permanece aberto há alguns dias. Informou que na última semana visitou a Samae de Timbó, questionando o motivo da diferença no valor da tarifa de água, que em Indaial é superior. 

 

Vereador Antônio Carlos Fink, em aparte, esclareceu que em Timbó a tarifa de água é menor por escolha da Samae, que administra a água, para justificar o gerenciamento do sistema. No entanto, o vereador esclareceu que a cidade de Timbó não está ganhando com o atual gerenciamento de água, destacando que o município poderia obter recursos com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), destinados a cidades com menos de 50 mil habitantes, para investir em programas de saneamento e resíduos sólidos, mas nada foi conquistado até o momento. 

 

Vereador Bagaio, concluindo, agradeceu a explicação do vereador Fink em relação às tarifas de água pagas em Indaial e Timbó. Também cumprimentou os vereadores Paulo Sérgio Metzner e José Klock, que tomaram posse nesta Casa. 

 

Paulo Sérgio Metzner cumprimentou toda a equipe da Corporação de Bombeiros Voluntários de Indaial pelo excelente trabalho realizado no município. Lembrou que em 2014, ao lado do pastor Adilson, foi em alguns momentos a Florianópolis, no gabinete do deputado Ismael dos Santos, que concedeu emenda parlamentar para a aquisição de uma viatura para os Bombeiros Voluntários. Agradeceu a todos que acompanham esta sessão ordinária. 

 

Vereador Altair Brassiani deu boas-vindas aos suplentes José Klock e Paulo Sérgio Metzner. Também parabenizou aos integrantes do grupo da terceira idade que estão se formando bombeiros voluntários. O vereador enalteceu o trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos bombeiros envolvidos nesta iniciativa. O vereador acredita que a população está orgulhosa dessa nova equipe que está se formando nos Bombeiros Voluntários. Altair solicitou envio de ofício ao setor de trânsito, requerendo a pintura de faixas de pedestres e faixas elevadas, pois apesar dos diversos pedidos este serviço ainda não está sendo realizado. 

 

José Klock iniciou sua explanação cumprimentando todos os presentes nesta Casa de Leis, em especial o ex-vereador Calinho Mandel, enaltecendo-o pessoal e profissionalmente. Falou sobre seu retorno a esta Câmara e desejou sucesso ao vereador Jonas Lima, que agora assume o cargo de secretário de Urbanismo e Meio Ambiente. O vereador fez comentários sobre o desenvolvimento de Indaial, destacando a vinda de novas empresas ao município, como a Magazine Luiza e Havan. Klock salientou que volta a esta casa com a responsabilidade de fazer o melhor por Indaial, trabalhando e lutando para deixar boas lembranças e fazer a diferença no município. Colocou-se à disposição dos colegas vereadores e comunidade. 

 

Vereadora Aurora Antunes Coelho agradeceu a comunidade do bairro Encano do Norte, onde realizou, no sábado, o programa Vereadora Mais Perto de Você. Destacou que entre as reivindicações daquela comunidade, a solicitação para solucionar os problemas de alagamentos da rua Bagé foi a mais ouvida. Segundo a vereadora, a tubulação da rua está completamente obstruída, sendo necessária a canalização da água pluvial, já que as obras de pavimentação daquela via ainda levarão algum tempo para serem iniciadas. Aurora convidou a população para participar amanhã, no plenário da Câmara, de audiência pública e debate sobre os direitos dos professores e as mudanças na legislação sobre educação. Lembrou que no dia 1º de outubro foi comemorado o Dia do Idoso, no entanto lamentou algumas situações que ocorrem em nosso município, que estão em desacordo com o Instituto do Idoso. Mencionou situação que ocorreu na semana passada, quando pessoas foram levadas a Blumenau, pela secretaria de Saúde, e foram esquecidas na cidade até aproximadamente meia-noite, quando familiares entraram em contato com a secretaria. A vereadora solicitou que haja melhor comunicação entre a secretaria de Saúde e o motorista responsável pelo transporte de pacientes, para que situações como esta não voltem a acontecer. Parabenizou os professores pelo dia destinado a eles, 15 de outubro. Também cumprimentou os pais que têm responsabilidade com suas crianças e estão educando seres humanos melhores. Concluindo, lembrou que dia 12 de outubro se comemora Dia de Nossa Senhora Aparecida, e pediu à Santa que interceda por nosso país. 

 

Vereador Antônio Carlos Fink desejou boas-vindas aos suplentes Paulo Sérgio Metzner e José Klock, que assumiram suas cadeiras no Legislativo indaialense. Requereu envio de ofício ao prefeito André Moser, solicitando implantação de lombada na Marechal Floriano Peixoto, entre a parte antiga e nova da pavimentação asfáltica. Em relação ao Samae de Timbó, recomendou que os vereadores não busquem aquele sistema como exemplo para Indaial, pois em todos os anos de gerenciamento o Samae não trouxe melhorias significativas para a cidade. Salientou que a pavimentação de Timbó será aberta assim que a rede de esgoto começar a ser implantada. 

 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio), em aparte, disse que apenas apresentou uma dúvida da população referente à tarifa de água paga em Indaial e em Timbó. 

 

Fink, prosseguindo, ressaltou que a Agência Intermunicipal de Regulação, por meio do consórcio, retirou da Samae de Timbó o gerenciamento do lixo. 

 

Caroline Bertoldi cumprimentou os colegas José Klock e Paulo Sérgio Metzner pela posse nesta Casa. Solicitou atenção especial do Poder Executivo para a implantação de sinalização alertando sobre betoneira que está instalada na rua Augusto Maass, a fim de evitar futuros acidentes. Registrou sua presença na inauguração da Loja Havan em Indaial, parabenizando o empresário Luciano Hang por escolher nossa cidade, e o Poder Executivo, por abrir as portas para novos empreendimentos. Finalizando, convidou a população para participar no sábado (14), a partir das 16h, do Pedal Outubro Rosa, com saída da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Já no dia 28 haverá uma caminhada, às 9h, também com saída da Rede Feminina. Informou que entrará em licença para tratar de assuntos particulares, do dia 16 de outubro a 15 de novembro, oportunidade em que o suplente Célio Packer ficará à frente dos trabalhos legislativos. 

 

Vereador Diego Pandini explanou sobre as reclamações que recebe diariamente da população em relação à Casan. Ressaltou que Indaial paga uma das tarifas de água mais caras da região, e que a Companhia não oferece um serviço adequado. Pediu que a Casan mantenha o abastecimento de água, ressaltando que, mesmo com caixa d’água, em algumas localidades o abastecimento não chega, pois não há pressão suficiente na rede. Lembrou que já apresentou requerimento convocando o diretor da Agência Intermunicipal de Regulação para explanar sobre o andamento da punição da Casan. Acerca do problema do transporte escolar na Tifa Pausch, lembrou que já foi feito requerimento solicitando o transporte para aquelas crianças, e apesar da manutenção paliativa realizada na via, o responsável pelo transporte não quer atender a comunidade. O vereador pediu que seja dado um posicionamento definitivo aos moradores da Tifa Pausch, e que as cerca de 20 crianças daquele local sejam atendidas. Também falou sobre a necessidade de pintura das faixas de pedestres, informando que houve uma falha na compra das tintas e hoje uma nova licitação para a compra do material foi aberta. Requereu que o departamento de trânsito dê uma atenção aos pedidos dos vereadores para a pinturas das faixas de pedestres. Finalizando, destacou que vem pedindo o acompanhamento da Defesa Civil às áreas afetadas pelas fortes enxurradas, assim como o desassoreamento dos ribeirões.  

 

Vereador Fabinho Fritz informou que esteve hoje (9) nas obras das Unidades Infantis do Warnow e Encano Baixo, realizadas com emenda parlamentar do deputado Rogério Peninha, que deveriam ter sido entregues em agosto. O vereador pediu que Executivo e Legislativo se unam para que estas obras sejam entregues o quanto antes. Também requereu que a Defesa Civil sinalize os locais de riscos para banhos, bem como para manter o local limpo. Fabinho informou que marcou reunião com o administrador da Uniasselvi para solicitar parceria, para que os moradores que comprovarem residência no município e os servidores públicos obtenham descontos nas mensalidades dos cursos. Solicitou que a Secretaria de Obras ofereça um horário diferenciado, principalmente durante a manhã, aos funcionários que trabalham em obras durante o verão. Agradeceu o Poder Executivo pela reforma da ponte Arthur Zarling, observando a necessidade de implantação futura de galerias, o que evitaria a manutenção periódica das pontes. Falou sobre indicação de sua autoria, sugerindo a instalação de uma faixa elevada para pedestres na Avenida pioneiros, em frente ao Posto Miehe. Convidou a população para participar da festa em comemoração ao Dia das Crianças, no Santa Esmeralda, dia 12, a partir das 12h30, promovida pela Rádio Ponte FM. Concluindo, cumprimentou todos os professores pelo Dia do Professor, 15 de outubro. 

 

Vereador Flávio Molinari também fez comentários sobre a inauguração da Havan, destacando que mais de 80 pessoas passaram pela loja no fim de semana. Registrou sua presença, na sexta-feira (6), na inauguração simbólica da duplicação da BR 470, que deveria ser inaugurada oficialmente nesta data, mas que ainda levará muito tempo para ser concluída. Em relação a seu projeto que oficializa o Fim de Semana do Som Automotivo, esclareceu que o projeto não libera o som automotivo nas ruas, mas regulamenta que o evento seja realizado em local cedido e autorizado pela autoridade competente. Disse que está buscando parceria com outras Câmaras Municipais, a fim de contemplar também os carros rebaixados. Flávio destacou que vem recebendo reclamações sobre a falta de pintura das faixas de pedestres, informando que hoje a licitação foi aberta e que em breve as tintas chegarão. 

 

Vereador Fink, em aparte, concordou com o vereador Flávio sobre a proposta do Som Automotivo, salientando que as pessoas envolvidas neste projeto não são vistas circulando nas ruas com som alto, pois são instruídas sobre o assunto. Fink fez comentários sobre a obra da Havan, ressaltando que quando existe dinheiro disponível as obras acontecem rapidamente e sem problemas. Defendeu que a Casan, nestes 40 anos de existência em Indaial, vem fazendo um grande trabalho no município, atendendo uma população de quase 70 mil habitantes. Como em qualquer setor, disse que a Casan também apresenta problemas, mas que é preciso encontrar soluções.    

 

Flávio, continuando, lembrou que o som automotivo estava esquecido em razão de lei federal que coíbe esta prática em vias abertas à circulação. Flávio deu boas-vindas aos vereadores Paulo Sérgio Metzner e José Klock, destacando que por quatro anos acompanhou o trabalho que o vereador Klock realizou nos dois últimos mandatos, na Câmara de Indaial. Flávio desejou um feliz dia a todas às crianças. Também cumprimentou os professores, enaltecendo o trabalho destes profissionais. Por fim, lembrou que dia 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e também pediu que Nossa Senhora olhe por nosso país. 

 

Não havendo mais inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Mesa Diretora, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 19, às 18h30. 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 66773
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais