Câmara Municipal de Indaial - Principal

Câmara Municipal de Indaial

Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 23/10/2017

Notícias

24/10/2017

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 23/10/2017

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO LEGISLATIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 97/2017, do Vereador Osvaldo Metzner, que altera a Lei 2316 de 1994, a qual fixa normas para execução de serviço de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel à taxímetro, e dá outras providências. 

Projeto de Lei Ordinária nº 103/2017, dos Vereadores José Klock, Paulo Sérgio Metzner, e Diego Pandini, o qual oficializa o “Fim de Semana Gospel”.

Aprovado requerimento do vereador Antônio Carlos Fink, solicitando dispensa dos pareceres das comissões permanentes e única discussão e votação para o Projeto de Lei Ordinária 118. 

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 114/2017, do Executivo, que autoriza permuta de imóvel entre município de Indaial e os senhores Sandra Maristela Metzner Kuehl e Homero Kuehl.

Aprovado em única votação o Projeto de Lei Ordinária nº 118/2017, que autoriza anulação e suplementação no orçamento do município de Indaial.

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: requer a relação de empresas terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura de Indaial; questiona o tipo de serviço que desenvolvem e os setores em que atuam; solicita cópia dos contratos e ou renovação, bem como cópia do processo licitatório para a contratação dessas empresas; e pergunta se foi realizado estudo prévio para comparar se há economia ou vantagens na terceirização em relação aos serviços com servidores efetivos, com envio de cópia. 

Do Vereador Fábio Fritz: solicita cópia do processo licitatório, realizado em 2017, para locação de veículos para o município de Indaial, assim como cópia do contrato.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: instalação de tubulação na rua Reinhold Schroeder, imediações do nº 3100; reparos na pavimentação nas ruas São José, Ricardo Kramer e Juliete Waldrich; conserto de uma boca de lobo na rua Dr. Blumenau, loteamento Simone.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: estudo para aumentar os horários de transporte coletivo, diariamente, na rua Caçador.  

Do Vereador Diego Pandini: desobstrução de bocas de lobo na rua Anton Klein; patrolamento, macadamização, roçada nas laterais e desobstrução de bueiros na parte não pavimentada da rua Firmo José da Silva; patrolamento e macadamização nas ruas Bertolina May Kechele e Uberaba.

Do Vereador Fábio Fritz: patrolamento das ruas Monteiro Lobato, Renato Zoschke, Castro Alves e Olavo Bilac; estudos para melhorar o sinal de rede de telefonia e internet nos bairros mais distantes do centro; melhorias na rede de iluminação pública na rua Itú, bem como instalação de luminárias completas no acesso à nova escola; reparos na pavimentação e meio fio da rua 21 de Abril; reparos na pavimentação asfáltica da rua Udo Ebert, loteamento FZ; instalação de quatro luminárias completas na BR 470; instalação de um abrigo de passageiros nas proximidades da esquina do n° 250, na rua Udo Ebert; colocação de tampa de ferro na entrada de energia, instalada na calçada em frente ao n° 118 da rua Eng. Emílio Odebrecht; reparos na calçada em frente ao Sine, n°115, da rua Emilio Odebrecht.

Do Vereador José Klock: limpeza/desobstrução da tubulação de captação de águas pluviais, instalação de faixa elevada para pedestres e reparos na pavimentação na rua 15 de Novembro; reparos na pavimentação da rua 1° de Janeiro e reparos na pavimentação, com a devida finalização dos trabalhos iniciados na rua Melvin Jones.

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário. 

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Sedenir Caetano (Bagaio), que agradeceu a todos que participaram, no sábado (21), da convenção municipal do PMDB, para a escolha do novo diretório. O vereador solicitou atenção do Poder Executivo para roçada, patrolamento e manutenção da rua que dá acesso à terceira ponte, no final do Warninho, relatando também sobre desbarrancamento nesta via. 

 

Paulo Sérgio Metzner solicitou apoio das Comissões Permanentes e de todos vereadores para a aprovação do projeto, de autoria dos vereadores José Klock, Paulo Sérgio Metzner, e Diego Pandini, o qual oficializa o Fim de Semana Gospel em Indaial. Falou sobre a importância da cultura e tradição gospel para o município. Mencionou indicações de sua autoria, aprovadas na sessão do dia 19, solicitando reparos para as ruas Ascurra e Rodeio. Requereu instalação de placas com informação de limite de velocidade nas proximidades da ponte pênsil, visando a trazer mais segurança para pedestres e motoristas que transitam pelo local. 

 

Vereador Flávio Molinari informou que recebeu denúncia sobre atendimento em um hospital da região, relatando que uma mulher faleceu após o hospital cobrar a internação da paciente na UTI. Destacou que, apesar de o hospital receber, aparentemente, recursos do Governo Estadual para o atendimento gratuito da população, denúncias dizem que a instituição cobra de moradores de outras cidades. Lembrou que o Sistema Único de Saúde é um dos melhores sistemas existente, mas devido à falta de informações e de responsabilidades, torna-se falho. Enalteceu o trabalho de profissionais da saúde de Indaial, citando o médico Gustavo. Flávio explanou sobre a situação de algumas pedreiras particulares do município, relatando que na rua Palotina, há mais de 15 dias a empresa não faz a irrigação da rua. Finalizando, cumprimentou o PMDB de Indaial pela realização da convenção e eleição do novo diretório. Lembrou que o PSDB também já realizou convenção este ano, e desejou que todos os partidos, independentemente de direção, trabalhem por Indaial. 

 

Vereador Osvaldo Metzner consultou o plenário para mudança na data da sessão ordinária, que aconteceria na sexta-feira (27), para terça-feira (31). O presidente também parabenizou o novo presidente do PMDB Indaial, ex-vereador Harold Voigt, e a vereadora Ana Paula Reiter, que assumiu a Comissão Provisória do PMDB Mulher. 

 

Ana Paula Reiter também explanou sobre a convenção do PMDB no fim de semana, agradecendo a presença de todos os filiados, simpatizantes, vereadores, prefeito e vice-prefeito. Desejou sucesso ao novo presidente do partido, Harold Voigt, e informou sobre a formação da comissão provisória do PMDB Mulher. Ressaltou que, durante seu mandato na comissão, vai valorizar a militância feminina na política. Parabenizou a Rede Feminina de Combate ao Câncer pela realização de mais um café beneficente no último fim de semana.  Também cumprimentou os Bombeiros Voluntários de Indaial pela formação do Grupo de Bombeiros Voluntários da Terceira Idade. Ana Paula divulgou a campanha “Amigo pra Cachorro”, que está realizando ao lado do vereador Diego Pandini, a fim de arrecadar ração para os cães de nosso município.  Em relação a pedreiras, Ana Paula sugeriu Poder Executivo inclua uma cláusula no contrato com as pedreiras, determinando a perda da licença em caso de descumprimento da legislação municipal.

 

Vereador Antônio Carlos Fink também cumprimentou o PMDB pela convenção, parabenizando especialmente o ex-vereador Harold Voigt e a vereadora Ana Paula Reiter. Fink convidou todos os vereadores, integrantes e simpatizantes do PSDB para o 8º Café Tucano, no dia 19 de novembro, a partir das 16h. Destacou que os vereadores devem se unir para que Indaial continue se desenvolvendo. Falou da vinda de grandes empresas para Indaial, incluindo a possibilidade da instalação de um shopping no centro da cidade. 

 

Vereadora Aurora Antunes Coelho parabenizou a equipe dos Bombeiros Voluntários e as agentes comunitárias de saúde envolvidas na formação do Grupo de Bombeiros Voluntários da Terceira Idade. A vereadora espera que esta iniciativa seja uma motivação para outras equipes Estratégia Saúde da Família, levando a formação de bombeiros da terceira idade para outros bairros. Convidou a população para participar da Semana Literária de Indaial, que acontece de 23 a 29 de outubro, na Fundação Indaialense de Cultura. A vereadora explanou sobre a votação que ocorrerá na quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, quando será decidido se o Supremo Tribunal Federal aceitará a denúncia contra o presidente Michel Temer. Aurora lamentou que o resultado da votação já seja de conhecimento de todos, uma vez que o presidente apoiou o deputado Aécio Neves na última semana, em troca de amparo nesta votação. 

 

Flávio Molinari, em aparte, concordou com a vereadora Aurora, salientando que os outros partidos devem seguir o exemplo do PT, que apesar de ter concordado com a presença do atual presidente Michel Temer na chapa com Dilma Rousseff, agora, após todos os acontecimentos, deseja tirá-lo. Pediu que a população vote conscientemente nas próximas eleições. 

 

Aurora, prosseguindo, disse que o Partido dos Trabalhadores lançou Dilma Rousseff, e na realização da coligação com PMDB, este partido escolheu Michel Temer para concorrer como vice-presidente. A vereadora destacou que a população está sendo prejudicada em razão do golpe, defendendo que o país estaria melhor se tivesse dado continuidade ao governo da presidenta Dilma. Por fim, Aurora parabenizou todos os concurseiros que realizaram as provas do concurso da Prefeitura de Indaial neste domingo (22). 

 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio), em aparte, lamentou que os senadores de Santa Catarina tenham participado de acordo, na última semana, para beneficiar Aécio Neves e o presidente Michel Temer.   

 

Flávio Molinari, em questão de ordem, manifestou sua indignação com os acordos realizados em Brasília. Ressaltou que é preciso lutar para solucionar os problemas de nossa cidade, que ocorrem diariamente. 

 

Celio Packer apresentou requerimento verbal, solicitando informações acerca da existência de radiologista em sobreaviso e de pediatra de plantão nos fins de semana, no Hospital Beatriz Ramos. Solicitou a presença da direção do hospital, em sessão ordinária, para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Em relação à mobilidade urbana, Celio disse que, apesar de muitos locais não contarem com calçadas, é preciso investir em mobilidade para dar mais qualidade de vida a idosos, pessoas com necessidades especiais e toda população. Lembrou que a legislação municipal já dispõe sobre a implantação de calçadas seguras e a padronização dos passeios públicos. Destacou que se refere, especialmente, à região central da cidade e ao bairro das Nações, locais onde existe a concentração do comércio e mais circulação de pessoas.  

 

Vereador Diego Pandini solicitou que o Poder Executivo realize manutenção na rua Estanislau Januário. Também requereu compactação, macadamização e conserto do entroncamento do rio na Tifa da Linguiça. O vereador citou algumas indicações de sua autoria, solicitadas nesta sessão, como macadamização na rua Firmo José da Silva. Requereu o prosseguimento do sistema Bairro a Bairro, que foi iniciado no Encano do Norte. Também explanou sobre o projeto que oficializa o Fim de Semana Gospel em Indaial, defendendo que a cidade deve oferecer espaço a todos os grupos. Agradeceu a comunidade do Espinho, Nossa Senhora Aparecida, pela realização de uma festa no fim de semana. Pediu que a Celesc dê atenção a esta comunidade, relatando a frequente queda de energia no local. Também divulgou o projeto “Amigo pra Cachorro”, que visa a arrecadar ração para cães abandonados. Concluindo, pediu agilidade no desassoreamento de córregos em diversas localidades de Indaial.

 

Vereador Fábio Fritz solicitou envio de ofício parabenizando a empresa Wanke pelos 99 anos de fundação. Destacou que já reservou sessão solene em homenagem aos 100 anos da empresa, no próximo ano. Registrou sua presença no Mini Encontro do Takalama, no fim de semana, cumprimentando todos os integrantes do grupo. Solicitou à Secretaria de Obras o alargamento, limpeza, patrolamento e macadamização da rua Teresina. Pediu recuperação do muro da Unidade de Educação Infantil Alfredo Stahnke. Também solicitou a instalação de banheiros na praça construída pelo Jeep Club. Fabinho requereu a sinalização, com limitadores de velocidade, na ponte coberta, sentido Ilze, e a recolocação de um portão nos fundos do Cemitério Municipal. Fez comentários sobre a campanha liderada pelos vereadores Ana Paula e Diego Pandini, “Amigo pra Cachorro”, destacando que no início do ano apresentou indicação para auxiliar a associação da voluntária Ivone Simão, e que já possui os documentos para torná-la de utilidade pública.  Cumprimentou o médico Gustavo Leite, enaltecendo-o profissionalmente. 

 

José Klock observou que os vereadores devem somar esforços para trabalhar pela cidade, buscando sempre o melhor para o município. Concordou com o vereador Flávio Molinari, ressaltando que é preciso passar de bairro em bairro para verificar as necessidades de cada comunidade. Registrou que na semana passada passou no bairro Carijós e elencou uma série de melhorias necessárias para aquele local. Klock informou que convidou o médico Gustavo Leite para falar sobre a situação da saúde em Indaial, na sessão de segunda-feira (30).  

 

Não havendo mais inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Mesa Diretora, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 30, às 18h30. 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 67912
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais