Câmara Municipal de Indaial - Principal

Câmara Municipal de Indaial

Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 30/11/2017

Notícias

01/12/2017

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 30/11/2017

 

TRIBUNA 

 

Ivo Odorizzi, secretário de Agricultura, atendendo convocação do vereador Fábio Fritz, fez uso da Tribuna para explanar sobre a atual situação do setor no município de Indaial. 

O secretário explicou que, atualmente, a pasta conta com duas caçambas, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, e seis tratores de pneus. Em relação aos funcionários, hoje o setor possui apenas três profissionais que operam estas máquinas. 

De acordo com o Odorizzi, recentemente foi realizado processo seletivo para a contratação de funcionários, oito foram chamados, porém nenhum deles quis assumir o cargo. 

Durante o tempo da Tribuna, os vereadores apresentaram alguns questionamentos ao secretário de Agricultura, que foram prontamente respondidos. 

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 137/2017, que concede isenção de IPTU à Empresa Cremer S/A.

Projeto de Lei Ordinária nº 138/2017, que concede Incentivo Fiscal / Central de Negócios e Alimentos Rede Top Ltda.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 104/2017, do vereador José Klock, que “institui no calendário municipal a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas”. 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 121/2017, do Executivo, que altera anexos da Lei 5.479/17, a qual dispõe sobre o Plano Plurianual da vigência 2018 a 2021.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 122/2017, do Executivo, que altera a Lei nº 5.480/17, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2018.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 123/2017, do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa da Lei Orçamentária Anual do Município de Indaial para o exercício financeiro de 2018.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 124/2017, do Executivo, que autoriza despesas com o 33º Torneio de Verão.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 130/2017, do Executivo, que altera a Lei 3.855/09, a qual versa sobre o requisito temporal para a concessão de Declaração de Utilidade Pública Municipal.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 135/2017, da vereadora Ana Paula Reiter, que altera a Lei nº 1745/1988. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Complementar nº 26/2017, que dispõe sobre a definição dos limites do perímetro urbano da Sede do Município de Indaial

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona qual a estrutura que compõe a Defesa Civil de Indaial; se ela recebeu algum recurso externo para auxilio neste ano, com informações sobre o valor recebido e a origem destes recursos; se a Defesa Civil possui bens materiais e equipamentos para o atendimento da comunidade; se existe um planejamento do departamento; e se ocorrem reuniões periódicas sobre a defesa civil e as ações em conjunto com a comunidade. 

Do Vereador Diego Pandini: indaga a quantidade de pontos de monitoramento por câmeras de segurança em funcionamento no município; se existem pontos desativados; e se há estrutura tecnológica disponível para a instalação de mais pontos de vídeo-monitoramento. 

Do Vereador Fábio Fritz: convoca o secretário Municipal de Educação, Ozinil Martins de Souza, para comparecer em reunião ordinária desta Casa, a fim de prestar esclarecimentos sobre ações da Secretaria. 

Dos Vereadores Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Aurora Antunes Coelho, Caroline Bertoldi, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, José Klock, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: convidam o superintendente da Casan, José Ricardo Gonçalves, para participar de sessão nesta Câmara, a fim de prestar esclarecimentos sobre o problema da falta de água que vem acontecendo em vários bairros da cidade, inclusive no dia 26 do mês de novembro, quando houve falta de água em todo o município. 

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: macadamização e patrolamento nas ruas do Loteamento Real.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: instalação de placas alertando sobre o limite de peso permitido para tráfego na rua Brusque. 

Do Vereador Diego Pandini: manutenção na rede de iluminação pública da rua Campinas, cruzamento com a Rodovia Estadual; manutenção na rua Ribeirão das Pedras.

Do Vereador José Klock: substituição da grade da boca de lobo, instalada na rua Vereador Alwin Rauh Júnior, defronte à Justiça do Trabalho.

Do Vereador Osvaldo Metzner: limpeza de vala e desentupimento de tubos nos fundos do imóvel n° 655, na rua 25 de Janeiro. 

Do Vereador Valentim Blasius: patrolamento e macadamização na rua Augusto Maass, Alto Arapongas; corte de árvore e macadamização e passagem de rolo compactador no Beco José Simão; corte de aroeira na rua Boa Esperança, defronte ao nº 445.

Dos Vereadores Diego Pandini e José Klock: revisão do salário base e a implementação de outros atrativos aos profissionais da saúde.  

Dos Vereadores Flávio Augusto Ferri Molinari e Alex Frotscher: macadamização e patrolamento no final da rua Vila Nova, trecho entre os n°s 658 a 1010.

Dos Vereadores Osvaldo Metzner, Ana Paula Reiter, Fábio Fritz e Sedenir Caetano (Bagaio): implementação de 100% da frota municipal por veículos alugados, especialmente veículos de pequeno porte. 

 

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Flávio Molinari, que defendeu que sempre trabalhará pela população de Indaial, independentemente de partido político. Destacou que conversou, nesta tarde, com o presidente do Hospital Beatriz Ramos, e obteve informações sobre um médico que não está cumprindo sua jornada de trabalho. Salientou que fará a denúncia do caso ao Ministério Público. Agradeceu ao secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima, pela atenção dada à rua Denver. Falou de agenda realizada esta semana, em Florianópolis, ao lado de integrantes da Associação Amigos da Cavalgada e CTG Cavalgada entre amigos, com autoridades estaduais, para beneficiar os amantes da tradição gaúcha em toda Santa Catarina. Convidou todos para participar, amanhã, da abertura do 24º Natal em Indaial, às 20h30. 

 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio) cumprimentou o secretário de Agricultura, Ivo Odorizzi, pela explanação nesta Câmara. Mencionou a aquisição de cinco máquinas para a Secretaria de Obras, lembrando que esta Casa aprovou o empréstimo realizado com o Badesc para esta importante compra. Solicitou o patrolamento da rua Urupema e implantação de faixa elevada na rua Giuseppe Moretti. 

 

Valentim Blasius reforçou o pedido para que o Poder Executivo realize a pintura de meios-fios e de faixas elevadas, limpezas e roçadas nas ruas de Indaial. Alertou que as empreiteiras não agem corretamente ao executarem a pavimentação asfáltica sem retirar a pavimentação antiga, pois a nova camada será prejudicada futuramente. O vereador citou como exemplo a rua Dr. Blumenau e o trecho da Estrada das Areias.  

 

Vereador Diego Pandini, em aparte, lembrou que efetuou denúncia na Procuradoria do Município sobre as obras de pavimentação da rua Marechal Floriano Peixoto. O vereador disse esperar que a empresa seja notificada e que entregue um serviço de qualidade ao município.

 

Valentim, concluindo, requereu que a Secretaria de Obras realize a macadamização até o início do Morro do Arapongas. Também solicitou que a Defesa Civil faça a poda/corte de árvores próximas à rede elétrica em diversas ruas do município.

 

Vereador Altair Brassiani agradeceu a equipe da Secretaria de Obras pela reforma da pavimentação da rua Sergipe. Também explanou sobre a importância da aquisição do maquinário para a Secretaria de Obras. Agradeceu ao poder Executivo pelo conserto da ponte nova, porém pediu que reparos como este não sejam feitos em horário de grande movimento. 

 

Ana Paula Reiter explanou sobre o grande número de vendedores ambulantes trabalhando em Indaial. Lembrou que a Prefeitura dispõe de uma sala para orientar os microempreendedores individuais, e apontou a importância de estar de acordo com a legislação. Convidou a população para participar, no dia 3, da 2º Cãominhada, da Associação Caipora. Registrou ação realizada pelo PMDB Mulher, visitando a Casa de Repouso Viver Feliz. Destacou que o grupo continuará realizando ações sociais na política. 

 

Aurora Antunes Coelho cumprimentou a vereadora Ana Paula pela ação realizada na Casa de Repouso. Lembrou que nesta última semana de novembro foi realizada a Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher, projeto de sua autoria. Cumprimentou a secretaria de Assistência Social pela realização de ações durante esta semana, como a distribuição de panfletos e apresentação de peça teatral sobre o assunto. A vereadora citou dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Vale do Itajaí, destacando que diariamente cerca de 17 mulheres são agredidas na região.  Lamentou que a Secretaria de Segurança Pública não mantenha os casos de violência contra mulheres atualizados. Pediu apoio das vereadoras desta Casa para elaboração de moção conjunta sugerindo a implantação da Rede Catarina em Indaial, programa da Polícia Militar especifico para o atendimento à mulher. 

 

Vereadora Caroline Bertoldi parabenizou o suplente de vereador Célio Packer pelos 31 dias de mandato nesta Câmara. Também cumprimentou os integrantes da Fundação Municipal de Esportes, as empresas e os atletas que participaram do 8º Jogos Entre Empresas de Indaial. Caroline solicitou envio de ofício parabenizando o Grupo de Dança Stella Alpina pelas conquistas no Torneio Universal Dance, realizado na Argentina. Por fim, requereu envio de ofício de congratulações ao grupo AEFI Futsal Indaial, bicampeã da Copa de Santa Catarina Futsal, categoria sub-12. 

 

Diego Pandini citou indicação feita em conjunto com o vereador Klock, solicitando a revisão do salário-base aos profissionais da saúde. Também pediu que o Poder Executivo dê atenção às ruas que necessitam da passagem de caminhão pipa. Requereu a padronização das lombadas na rua Lorenz. Por fim, também explanou sobre os reparos realizados na ponte nova, agradecendo ao Poder Executivo pelo capeamento asfáltico realizado.

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 4 de dezembro, às 18h30. 

 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 68594
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais