Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 19/02/2018

Notícias

20/02/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 19/02/2018

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

REQUERIMENTOS

 

Do Vereador Altair Brassiani: solicita as medidas e dimensões do beco localizado no final da rua Rio do Oeste (2ª entrada a direita) e questiona se a via atende aos requisitos da legislação vigente para denominação.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: requer informações sobre as medidas e dimensões da rua Otvino Fiebes, transversal da rua Mariana com a Ouro Preto, e pergunta se esta via atende à legislação vigente para denominação oficial.

Do Vereador Diego Pandini: questiona se já foram realizados orçamentos e reuniões, ou se algum documento foi lavrado em relação à obra de pavimentação pelo sistema mutirão do beco Adolfo Michela.

Do Vereador Valentim Blasius: em relação à construção de uma ponte de concreto sobre o Ribeirão Mulde, questiona se o novo local para a construção do acesso foi definido; se foi feito acordo com os proprietários dos referidos imóveis para liberação dessas áreas; se os projetos para a instalação da referida obra estão prontos; se existe parceria entre município e empresa privada para a realização da obra, ou se possui recursos próprios; se as licenças ambientais já foram requeridas; e se existe previsão para o início das obras. 

Pergunta em que etapa do processo se encontra o financiamento pleiteado ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; as ruas que serão beneficiadas com a cobertura de asfalto; se existe a previsão para a liberação desses recursos em 2018; a data em que será iniciado o processo de execução das obras, caso aprovado o financiamento; se os projetos das ruas a serem beneficiadas já foram encaminhados à instituição financeira; e se as licenças ambientais foram requeridas. 

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Altair Brassiani: reparos no calçamento e conserto da tubulação de captação de água pluviais na rua Ascurra; instalação de duas lombadas físicas na rua Otto Gramkow; conserto de bocas de lobo na rua Uruguai; roçada na área verde localizada na rua Dr. Heinz Wamser e na praça “Escoteiro Chefe Ruy Olympio de Oliveira”.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: limpeza e conserto do calçamento da rua das Nações; patrolamento e macadamização da rua Renato Zoschke; conserto do calçamento na rua 25 de Maio. 

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: substituição de lâmpada queimada na rede de iluminação pública da rua Reinhold Schroeder; estudos a fim de viabilizar a isenção de impostos a todas as entidades sem fins lucrativos. 

Do Vereador Diego Pandini: patrolamento e macadamização da rua Adolfo Michel; conserto da tubulação para águas pluviais instalada na rua Frederico Nagel; providências para solucionar o problema da falta de escoamento na rua Mal. Deodoro da Fonseca, especialmente na entrada da rua João A. da Silva; reestruturação da via do “Morro do Barão”; roçada da via marginal à rodovia BR-470, nas proximidades da E.E.F. Encano do Norte; conserto da boca de lobo instalada na rua Pernambuco. 

Do Vereador Fábio Fritz: roçada e limpeza em toda a extensão da rua Reinhold Schroeder; patrolamento e limpeza nas ruas 12 de Outubro e 17 de Março; manutenção da rua Melvin Jones; melhorias na rua 15 de Novembro; inclusão da rua Henrique Romer no cronograma de pavimentação pelo Regime de Mutirão; manutenção do abrigo de passageiros instalado na rua Boa Esperança; pintura das lombadas físicas instaladas na rua Lourival Schütz; vistoria e posteriores providências para sanar o problema na tubulação de captação de águas pluviais na rua Firmo José da Silva.

Do Vereador José Klock: ampliação do horário de atendimento da Farmácia do SAIS, até as 23h45; implantação do projeto “Mutirão da Oftalmologia” em Indaial; implantação de atendimento médico no período das 18h às 22h, no Posto de Saúde Caetano da Silva Porto; instituição do programa Remédio em Casa; disponibilização de profissional médico para o Posto de Saúde Adele Kuehl, que possa atender no local cinco vezes por semana, pelo menos no período matutino, assim como disponibilização de médico pediatra para atendimento regular no local; realização de campanha de conscientização e posteriormente disponibilização de postos de coleta de medicamentos não mais usados pela população; sugere que os estudantes das escolas da rede pública municipal sejam submetidos periodicamente à exames de saúde; reparos no calçamento da rua Jacy Gonçalves da Luz; implantação de lombada física na rua Fortaleza; manutenção da rede de iluminação pública na rua Bertolina May Kechele. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: recolocação de abrigos de passageiros na rua Santa Luzia, esquinas com as ruas Alwin Wartha e Maria Tanchella; instalação de placas indicando as secretarias instaladas próximas ao SAIS.

Do Vereador Valentim Blasius: macadamização e patrolamento nas ruas Araucária e Cascavel; macadamização, limpeza e roçada na rua Canãa; roçada e patrolamento nas ruas Bento Gonçalves, Soledade, Uruguaiana, Palmeira das Missões, Flores da Cunha, Vila Flores, Maringá, Toledo e Londrina; substituição das lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública nos bairros Encano do Norte e Mulde; recuperação do calçamento da rua 15 de Novembro e Caxias do Sul; irrigação das ruas Toledo, Soledade, Alegrete, Palotina, Bagé, Paranavaí, Cascavel e Araucária; desobstrução da rede de esgoto na rua Bagé. 

 

TRIBUNA LIVRE

 

1º inscrito:

 

Fez uso da Tribuna Livre o médico João Paulo Alencar, que falou sobre a importância do acompanhamento oftalmológico. 

João Paulo apresentou alguns dados estatísticos fornecidos pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, destacando que em 2016 existiam no Brasil mais de 1,2 milhão de cegos.  Segundo ele, este número poderia ser muito menor, já que 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com o adequado tratamento precoce. 

O médico também ressaltou que algumas doenças poderiam ser rapidamente detectadas por meio do exame de fundo de olho, como a hipertensão arterial e a diabetes. 

Por fim, João Paulo passou algumas orientações para a manutenção da vida saudável: comer e dormir bem, realizar exercícios físicos e evitar o cigarro e excesso de álcool. 

 

2° inscrito:

 

Patrícia Aparecida da Silva Gonçalves e Henrique Afonso Metzner usaram o espaço, a convite da vereadora Ana Paula Reiter, para relatar a má conservação da rua Maringá. 

Henrique Metzner falou da urgente necessidade da irrigação na rua Maringá, que há anos sofre com o excesso de poeira. Também solicitou que o Poder Executivo dê atenção aos bairros mais distantes do Centro, pois estes também são importantes para o município e precisam de melhorias.

Patrícia da Silva, por sua vez, destacou que o bairro Encano do Norte conta com a presença de empresas, escolas, creche e, por consequência, tem um fluxo muito grande de veículos. Ela mencionou a necessidade de obras de pavimentação e da urgente irrigação das ruas, solicitando, em nome de todos os moradores, providências do Poder Público.   

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente fez uso da Palavra Livre a vereadora Ana Paula, que agradeceu a presença dos moradores do Encano do Norte, lamentando o descaso que a Administração Pública tem como o bairro. Registrou sua participação, no sábado (17), na festa de Rei e Rainha da Sociedade Bandeirantes. Lembrou que no dia 10 de março acontece a Festa das Sociedades, falando da importância de manter a tradição em Indaial. Manifestou seu descontentamento com o setor de Pavimentação pelo Regime de Mutirão, solicitando que o setor dê atenção aos vereadores, para que estes possam levar informações corretas à comunidade. 

Valentim Blasius, em aparte, sugeriu a elaboração de nota manifestando a insatisfação de todos os vereadores com o setor de mutirão.

Ana Paula, prosseguindo, fez um convite para que os funcionários pelo setor compareçam a esta Casa de Leis para prestar esclarecimentos. 

Flávio Molinari lembrou de requerimento feito ano passado, solicitando informações sobre a quantidade de empresas que requereram a isenção de IPTU em 2017. Segundo a resposta do Poder Executivo, apenas duas empresas solicitaram o benefício. Fez comentários em relação à retirada de valores do fundo da Cosip pelo Poder Executivo, lembrando que esta ação é legal e foi feita também em mandatos anteriores. Agradeceu ao senador Paulo Bauer, e à secretária de Saúde do Município, Adriane Ferreri, pelos esforços para a liberação de recursos para aquisição de equipamentos hospitalares e de um automóvel Vam para transporte de pacientes. Esclareceu que na última reunião ordinária apresentou indicação sugerindo o benefício do ponto facultativo de Carnaval a toda a população de Indaial. 

Vereadora Aurora Antunes Coelho também fez comentários em relação à Cosip, lembrando que a justificativa do voto contra ao projeto apresentado no ano passado era de que nenhum trabalhador teve um índice de aumento salarial tão alto como o aumento estipulado na taxa do Cosip. Por fim, convidou o padre Marcelo Martendal para comparecer nesta Casa de Leis a fim de explanar sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem o tema Fraternidade e superação da violência.  

Diego Pandini apresentou resposta da Agir (Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização), informando que após a elaboração de abaixo-assinado pelos moradores das ruas Hilda Elias, Vereador Paulo Cardoso e Vila Nova, a Casan instalou um Booster na rede de abastecimento de água dessa comunidade. Agradeceu ao Poder Executivo pelo patrolamento realizado no Barão Esquerdo, lembrando, no entanto, que o Barão Direito também necessita de macadamização e patrolamento. 

Vereador José Klock mencionou a liberação de emenda parlamentar, no valor de R$200 mil, em nome do deputado Ismael dos Santos, para a musicalização nas escolas. Pediu envio de moção ao pastor Elcio, parabenizando-o pelo trabalho que vem realizando no município, assim como ao deputado Ismael dos Santos, reconhecendo seu apoio a Indaial. 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio) também falou sobre o índice de aumento cobrado na Cosip, quando o aumento salarial da população é inferior. 

Aurora Coelho, em aparte, pediu que a população compare os valores cobrados pela Cosip em dezembro de 2017 e em fevereiro deste ano, para verificar o índice atualizado.  

Flávio Molinari, em aparte, lembrou que nos anos 2012, 2014 e 2015 também houve aumento da Cosip, mas que apenas o aumento aplicado no último ano vem sendo debatido. Defendeu a necessidade de investimento na iluminação pública do município. 

Vereador Bagaio, prosseguindo, solicitou que o setor de Obras dê atenção ao Warninho. Registrou sua presença na rua 25 de Maio, e pediu que os entulhos resultantes da obra de pavimentação já concluída sejam retirados. 

Valentim Basius agradeceu os moradores do bairro Encano do Norte pela presença nesta Casa de Leis e se colocou à disposição da comunidade para solucionar o problema do excesso de poeira nas ruas. Mencionou o caso da rua Bagé, que também sofre com a mesma situação. Falou da necessidade de obras de infraestrutura nos bairros Encano do Norte e Mulde. 

Vereador Osvaldo Metzner destacou que esteve em Florianópolis na última semana, ao lado de outros vereadores e autoridades de Indaial, para a cerimônia de posse de Eduardo Pinho Moreira, que assumiu o governo de Santa Catarina. Na ocasião, destacou que o atual governador fez comentários sobre a conclusão da terceira ponte. 

Altair Brassiani também agradeceu os moradores do bairro Encano do Norte pela atitude de reivindicar por melhorias. Disse que acredita que o prefeito André Moser honrará o compromisso feito com o bairro. O vereador convidou os funcionários responsáveis pelo setor de pavimentação pelo Regime de Mutirão para esclarecer algumas questões sobre o funcionamento do programa.  Mencionou que esteve, ao lado de outros vereadores, verificando o andamento das obras da Estradinha e Arapongas. Também solicitou reparos na pavimentação da rua Ascurra e atenção para a rua Rodeio.

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária e convidou todos para a próxima reunião, dia 22 de fevereiro, às 18h30, no plenário do Poder Legislativo. 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 73904
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais