Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 08/03/2018

Notícias

09/03/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 08/03/2018

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA 

 

DO EXECUTIVO

 

Projetos de Lei Ordinária nºs 6 e 7/18, que autorizam anulação e suplementação de crédito adicional especial no orçamento anual do município.

Projeto de Lei Ordinária nº 8/18, que altera a Lei Municipal nº 2.317/94, a qual dispõe sobre número de vagas do cargo de odontólogo III.

Projeto de Lei Ordinária nº 9/2018, que altera as Leis Municipais nº 4.530/11 e 2.317/94, que prevê o número de vagas do cargo de psicólogo.

 

Aprovado requerimento do vereador Flávio Molinari, solicitando dispensa dos pareceres das Comissões Técnicas e única votação para os Projetos de Lei n°s 6 e 7/18.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovados em única votação os Projetos de Lei Ordinária nºs 6 e 7/18, do Executivo, que autorizam anulação e suplementação de crédito adicional especial no orçamento anual do município.

 

MOÇÕES

 

Dos Vereadores Diego Pandini, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, José Klock, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: requer encaminhamento de Moção de Repúdio ao DNIT de Florianópolis pela passividade e morosidade frente às diversas indicações, sugestões e solicitações de vereadores, de outras lideranças e da comunidade em relação à rodovia BR 470, no trecho que compreende o município de Indaial.

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: pergunta sobre a atual situação do trabalho de auditoria no Setor de Recursos Humanos; se a empresa começou o trabalho no prazo acordado; a etapa em que se encontra a auditoria; se há conclusão de alguma área específica; se existem datas definidas para a entrega dos relatórios de cada etapa; o número de relatórios já entregues; e quantos pagamentos já foram realizados à empresa responsável pela auditoria.

Do Vereador Fábio Fritz: questiona a quantidade de locações que foram efetuadas no ano passado para a realização de eventos no Parque Municipal; as empresas ou entidades que realizaram estes eventos; e se algumas destas foram isentas do pagamento de taxas.

Do Vereador Flávio Molinari: envio de ofício convocando a secretária de Saúde e a chefe da Vigilância Sanitária para comparecerem em reunião ordinária desta Casa, a fim de prestar esclarecimentos sobre o aumento da taxa de vigilância sanitária. 

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Altair Brassiani: reparos na pavimentação na rua Melvin Jones e Mal. Deodoro da Fonseca.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: instalação de lixeiras nas proximidades da Escola Professor Mario Benessi, da Unidade Infantil Curumim e da Unidade de Saúde Bertulina May Kechele.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres no município. 

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: reforma do bicicletário do Terminal Rodoviário de Indaial; pintura da faixa de pedestres instalada na rua Dr. Blumenau; instalação de placas indicativas de aviso próximo a todas as faixas de segurança do município.

Do Vereador Diego Pandini: patrolamento da rua Henrique Zoschke; irrigação no Loteamento Cipriani; manutenção da pavimentação nas ruas 11 de Junho e 12 de Agosto.

Do Vereador Fábio Fritz: nivelamento do calçamento da rua Mal. Deodoro da Fonseca; reparos na pavimentação da rua Prefeito Frederico Hardt; conserto na rede de esgoto da rua Ari Barroso; manutenção, limpeza e patrolamento da rua Guaíba; manutenção da rua Mal. Deodoro da Fonseca; aquisição caminhões pipa; reparos no calçamento da rua Maranhão.

Do Vereador Flávio Molinari: manutenção na rua São Judas Tadeu.

Do Vereador Osvaldo Metzner: pintura de faixas no formato 3D; organização de um mutirão de limpeza, roçada, reparos nas vias e pintura de meio-fio nas ruas Buenos Aires, Denver, Belo Horizonte, Aracajú, Brasília, São Paulo, Quito, Havana, Teresina, Concórdia, Amsterdam, La Paz, Boa Vista, Rio Branco, Miracema do Norte, Lima, Salvador, Fortaleza, Formosa Bariloche e Cuiabá. 

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): recolocação de lajotões na rua Porto Velho. 

 

Moção, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário. 

 

TRIBUNA LIVRE:

 

1° inscrito:

Jorge Luiz Pereira de Oliveira, morador de Indaial, usou o espaço da Tribuna Livre para falar de alguns problemas que atingem o município. Ele falou da situação dos córregos nas áreas centrais da cidade e das redes de esgoto.

Oliveira destacou ainda a necessidade de dedetização e de desratização nas áreas próximas a bocas de lobo. Por fim, pediu que a Polícia Militar realize rondas preventivas nos bairros, a fim de inibir furtos e roubos. 

 

2° Inscrito: 

O munícipe Ademir Porath abordou o assunto pavimentação do Beco São Gabriel. Ademir apresentou uma pesquisa sobre o uso do concreto usinado para a pavimentação asfáltica das vias. 

Segundo ele, o concreto usinado é ambientalmente mais correto que o asfalto, e sua durabilidade mínima varia entre 20 e 50 anos. Além disso, o custo do concreto usinado chega a ser 55% menor do que o custo do asfalto. Encerrando, pediu que os vereadores levem essa sugestão ao Poder Executivo, para que uma análise do custo-benefício do uso do concreto usinado seja realizada.   

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Flávio Molinari, homenageando as mulheres pelo seu dia. Comentou sobre matéria veiculada hoje (8), no Jornal Alternativo, denunciando médico servidor municipal. Segundo o vereador, o profissional deveria cumprir a carga-horária de 20 horas semanais no Sais, mas, em determinados dias da semana, cumpria esse horário em seu consultório particular. O vereador destacou que o médico pediu exoneração de seu cargo público assim que soube da denúncia. Por fim, disse que este médico não representa a classe profissional e nem os servidores públicos, e informou que denunciará o caso aos órgãos competentes. 

 

Fábio Fritz, em aparte, parabenizou o vereador Flávio pela investigação, e solicitou que o Poder Executivo tome as providências para que o médico devolva o dinheiro recebido aos cofres públicos. 

 

Vereador Bagaio também fez uma homenagem às mulheres. Lamentou o caso do médico que não cumpria seu horário de expediente no Sais, cumprimentando o vereador Flávio pela denúncia. Falou da necessidade de contratação de pediatra para o hospital Beatriz Ramos. Também requereu a revisão das pinturas das faixas após a ponte nova, sentido Centro, e reparos na rua José Chiarelli. 

 

Flávio Molinari, em aparte, disse que apoia o vereador em relação à contratação de pediatra para o hospital, lembrando que apresentou esta solicitação no ano passado. Sugeriu reunião com vereadores e prefeito para debaterem sobre este assunto.

 

Altair Brassiani parabenizou todas as mulheres e destacou a importância da participação feminina na política. Falou sobre o possível uso do concreto usinado nas pavimentações asfálticas, acreditando que é preciso analisar a situação, objetivando baratear os custos e dar qualidade às obras. Disse que entrou em contato com a Secretaria de Obras, relatando a situação da rua José Chiarelli, e informou que os reparos serão feitos o mais rápido possível. Parabenizou o vereador Flávio pela investigação realizada, lamentando que mais este caso envolvendo profissional da saúde tenha ocorrido em Indaial. Por fim, parabenizou todos os médicos que são competentes e que realmente trabalham pelo município. 

 

Ana Paula também apoiou a contratação do pediatra para o Hospital Beatriz Ramos e pediu que o Poder Executivo reveja esta situação. Homenageou as mulheres e citou o evento realizado nesta Casa, na quarta-feira, organizada pelo MDB Mulher, que contou com a palestra de Rosenete Otto, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Por fim, justificou sua ausência na entrevista nesta manhã (8), na Rádio Clube sobre o Dia da Mulher, esclarecendo que ela e a vereadora Carol Bertoldi tinham outros compromissos agendados, o que foi esclarecido com antecedência

 

Vereadora Aurora Antunes Coelho falou sobre a necessidade de reflexão neste Dia Internacional da Mulher, principalmente sobre o trabalho das mulheres, em seus lares ou em todos os setores. Lembrou do fato histórico que também marcou esta data: o incêndio que matou cerca de 130 operárias em uma fábrica têxtil, em Nova York, em 1911. Fez menção à indicação de sua autoria, sugerindo a criação do Conselho da Mulher. Encerrando, convidou todas as mulheres para o debate, com a pesquisadora Márcia Pontes, sobre as condições das mulheres no trânsito, nesta sexta-feira (9), às 13h30, na Câmara. 

 

Caroline Bertoldi também homenageou as mulheres, destacando que elas deveriam ser prestigiadas e respeitadas todos os dias. Citou a participação feminina nesta legislatura da Câmara, e principalmente no Parlamento Jovem, onde as meninas são grande número. Falou sobre equivoco relacionado à sua ausência em entrevista na rádio Clube, ressaltando que não houve um convite formal da emissora. Esclareceu que não deixa de prestigiar as mulheres em razão de não ter participado de uma entrevista. Citou pedágio que será realizado no sábado, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, e convidou a população para a 18ª Festa das Sociedades de Indaial, também no sábado, na Sociedade Encano Central.  

 

Fábio Fritz enalteceu todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, principalmente sua mãe e esposa, e destacou entidades como a Rede feminina de Combate ao Câncer. Agradeceu a participação dos senhores Jorge Oliveira e Ademir Porath, que usaram a Tribuna Livre. Por fim, lamentou o falecimento de Odilon Pedro da Silva e José Cunha, solicitando envio de ofício de pesar aos familiares. 

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Mesa Diretora, Osvaldo Metzner, encerrou a reunião. O vereador convidou todos para as sessões ordinária e solene de lançamento do livro: Câmara de Vereadores de Indaial - 80 anos de história, que ocorrem dia 13, às 18h30, no plenário da Câmara Municipal.  

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 73904
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais