Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/04/2018

Notícias

13/04/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/04/2018

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO LEGISLATIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 17/2018, do vereador Valentim Blasius, que denomina o Espaço Esportivo e de Eventos Frederico Geisler.

Aprovado requerimento de autoria do vereador Valentim Blasius, solicitando dispensa dos pareces das comissões técnicas e única discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 17/2018.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Complementar nº 1/2018, do Executivo, que altera a Lei Complementar nº 105/2010, a qual dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de Indaial.

Aprovado em única votação o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2018, do vereador Valentim Blasius, que denomina o Espaço Esportivo e de Eventos Frederico Geisler.

 

MOÇÕES

 

Do Vereador Almir Malkowski: requer envio de Moção de Congratulações ao Concin (Conselho da Comunidade de Indaial), criado por meio da Lei de Execuções Penais, implantado na Comarca de Indaial por iniciativa de alguns órgãos e conduzido por pessoas da comunidade, com o objetivo de auxiliar a UPA (Unidade Penitenciária de Indaial), em diversas questões, como a ressocialização dos presos. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: pede envio de Moção de Apelo ao governador do estado, Eduardo Pinho Moreira, e ao atual secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo Roberto Tessarolli França, solicitando reconsideração acerca do veto do BNDES para a segunda edição do FUNDAM - Fundo de Apoio aos Municípios. 

 

REQUERIMENTOS

 

Do Vereador Almir Malkowski: convoca o secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva, para comparecer a esta Casa, em reunião ordinária, a fim de prestar esclarecimentos sobre a correção das taxas de alvará, ISS, IPTU, taxa de coleta de lixo, alvará sanitário e demais ações da Secretaria.  

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: pergunta qual foi o destino dos paralelepípedos retirados da Marechal Floriano Peixoto; se as pedras foram recolocadas em outro lugar; e se existe um local definido pela secretaria de obras para colocação deste tipo de material. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: solicita as medidas e dimensões da travessa que liga a rua Piratuba com a rua Rio do Sul. 

Requer informações do trecho entre a rua Itu e a Escola de Ensino Básico Professora Attela Jenichen, questionando as medidas e dimensões; e se existe projeto em andamento para a pavimentação do trecho.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: patrolamento na rua Liberdade; substituição de tubos quebrados no beco Garibaldi.

Do Vereador Almir Malkowski: estudos objetivando a aquisição de aparelho de Tomografia para o Hospital Beatriz Ramos, buscando parceria com o Rotary Club; implantação de calçadas na Avenida João Henings Filho, esquina com a rua Dr. Nilo de Freitas e na rua França, esquina com rua Áustria; disponibilização de mão de obra para padronização da calçada na rua Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com rua Marechal Floriano Peixoto; implantação de travessias elevadas para pedestres na rua Dr. Blumenau, sentido centro-Blumenau. 

Do Vereador Altair Brassiani: vistoria e posteriores providências objetivando o conserto da pavimentação na rua Canadá; conserto de boca de lobo na rua 25 de Abril; reparos no calçamento da rua Arfeu dos Santos.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: reparos na ponte pênsil da rua Lorenz; patrolamento e limpeza das laterais da rua Contagem. 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: encaminhamento às unidades escolares municipais do mobiliário que foi disponibilizado pela Câmara de Vereadores.

Do Vereador Diego Pandini: reiteração da solicitação feita anteriormente para o conserto da boca de lobo instalada na rua Pernambuco; patrolamento do beco Adolfo Michel; irrigação regular da rua Adolfo Molinari; desobstrução dos bueiros na rua Uruguaiana; colocação de braços e lâmpadas na rede de Iluminação pública em determinados locais no “Barão Esquerdo” e “Barão Direito”; assim como reestruturação daquela via com macadamização, colocação de tubulação, abertura de valas laterais e contenção de barreiras; regulamentação da Lei 5.461/2017, de autoria deste vereador, a fim de formalizar as parcerias de pessoas jurídicas com escolas públicas e unidades de educação infantil municipais.

Do Vereador Flávio Molinari: vistoria na rua Canaã; substituição de lâmpadas queimadas do sistema de iluminação da rede pública nas ruas Guilherme Zoschke, Anitápolis, Portugal, Sete Lagoas, Adolfo Molinari e Formosa; roçada na rua Rubi; reparos na pavimentação asfáltica da rua Uruguaiana; manutenção na rua Santiago; patrolamento nas ruas Sete Lagoas e Rubi; macadamização e patrolamento nas ruas beco São Geremias e Fortunato Packer. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: conserto de pontilhão na rua Palmeira das Missões; transformação de quatro lombadas instaladas na rua Marechal Deodoro da Fonseca em faixa elevadas, duas próximas ao Açougue Büchner e duas próximas ao Mercado Büchner; retirada de poste do início da rua Aldo Pereira de Andrade.

Do Vereador Valentim Blasius: serviço de limpeza e patrolamento em frente à empresa INPAL; patrolamento e macadamização no trecho já existente na lateral da BR 470, acesso das crianças à Escola Encano do Norte; substituição de lâmpadas queimadas e revisão de toda rede na rua 7 de Setembro.

Dos Vereadores Alex Frotscher e Flávio: manutenção da pavimentação na rua Vila Nova.

Dos Vereadores Diego Pandini e Flávio Molinari: manutenção da pavimentação da rua Paraíba. 

Dos Vereadores Flávio Molinari e Caroline Laís Bertoldi: instalação de lombada física na rua 24 de Maio.

Dos Vereadores Osvaldo Metzner e Almir Malkowski: implantação de travessia elevada para pedestres em frente ao Colégio Juvenal Carvalho. 

Moções, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Antônio Carlos Fink, reforçando o convite para todos os vereadores para a coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, às 10h, na Prefeitura Municipal, para a apresentação da repavimentação da rua Minas Gerais. 

 

Aurora Antunes Coelho manifestou sua solidariedade ao vereador Klock, pelo falecimento de seu pai, Amândio Klock. Convidou a população para participar das atividades que as escolas Professora Anna Alves Dias e Leopoldo Simão realizarão neste fim de semana. Citou indicação de sua autoria, sugerindo à secretaria de Administração e Finanças que encaminhe a mobília disponibilizada pela Câmara de Vereadores às escolas de Indaial. Por fim, lembrou que hoje, dia 12, é Dia do médico obstetra, e fez uma homenagem a estes profissionais. 

 

Vereador Diego Pandini fez comentários sobre indicação de sua autoria, solicitando que o Poder Executivo regulamente a lei, também de sua autoria, que institui o programa “Empresa amiga da escola”. Pandini acrescentou que outra lei, que dispõe sobre o planejamento e o treinamento para evacuações emergenciais nas escolas do município, de sua autoria, também não foi regulamentada.  O vereador agradeceu ao secretário de Obras pelo atendimento de suas solicitações nas ruas Mário Moser e Firmo José da Silva, no entanto, questionou o motivo de o patrolamento não ter sido feito em outra rua próxima, na Adolfo Michel. 

 

Almir Malkowoski utilizou a palavra para convidar a população para participar, no dia 14, a partir das 21h, na Sociedade XV de Outubro, do evento bar e cozinha promovido pela Sociedade. 

 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio) também fez comentários sobre as obras da repavimentação da rua Minas Gerais, cumprimentando o prefeito pela iniciativa. Bagaio disse que está tentando marcar uma reunião com o prefeito para apresentar o problema de um munícipe, porém o agendamento ainda não foi possível. Reforçou o pedido para realização de patrolamento e de roçada nas ruas Lorenz e Barão do Rio Branco. Encerrando, falou da situação da rua Santa Catarina, que apesar de ter sido pavimentada recentemente, apresenta alguns problemas, pois há um espaço de terra entre o meio fio e o asfalto. 

 

Valentim Blasius solicitou que Secretaria de Obras, que está trabalhando no bairro Encano do Norte, aproveite a oportunidade e realize o patrolamento e macadamização no trecho existente na lateral da BR 470, acesso à Escola Encano do Norte. Também pede para que esta rua seja prolongada até a entrada da rua Alegrete. O vereador agradeceu à equipe da Secretaria de Obras pelo atendimento no bairro Encano do Norte. Voltou a lamentar que o problema das poeiras em muitas ruas do município ainda seja rotineiro, citando principalmente a rua Bagé. Finalizando, comentou sobre a possibilidade de o Executivo pavimentar as ruas Toledo, Palotina, Bagé, Soledade, Maringá, Alegrete, entre outras, destacando a importância da melhoria da infraestrutura nestes locais. 

 

Vereadora Ana Paula Reiter registrou convite para abertura do Maio Amarelo, campanha destinada para a conscientização no trânsito. Lembrou do projeto que até pouco tempo era desenvolvido nas escolas do município, o “Aluno guia”. A vereadora informou que apresentará, na próxima reunião ordinária, requerimento questionando o motivo deste importante programa, de autoria do ex-vereador Rubens Itner, estar inativo. Comunicou que no domingo, dia 15, ocorrerá venda de churrasco no salão da igreja Luterana, no Centro. Ana concordou com a fala do vereador Valentim em relação à necessidade de investimentos nos bairros Mulde e Encano do Norte. Lembrou de solicitação para implantação de agências da Viacrede e Sicoob nestes bairros.

 

Valentim, em aparte, disse que também apoia a inserção destas agências nos bairros Mulde e Encano do Norte. Por fim, destacou solicitação já apresentada anteriormente, requerendo a construção de uma ponte ligando a rua Bagé e a Melvin Jones. 

 

Ana Paula, finalizando, também falou da importância desta ponte, já que a duplicação da BR 470 não é uma realidade próxima. Em relação à poeira, a vereadora acredita que o município encontrará meios para a aquisição de um novo caminhão pipa. 

 

O vereador Osvaldo Metzner parabenizou a senhora Úrsula Kretzer, que por mais de 40 anos foi servidora dos Poderes Executivo e Legislativo, pelo seu aniversário, nesta data, dia 12. Não havendo mais vereadores inscritos na Palavra Livre, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 16, às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 72079
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais