Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 19/04/2018

Notícias

19/04/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 19/04/2018

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

DO EXECUTIVO

Projeto de Lei Ordinária nº 18/2018, que altera a Lei nº 5.259/2015, visando adequá-la com a legislação federal em relação ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

MOÇÃO

Dos Vereadores Ana Paula Reiter, Alex Frotscher, Almir Malkowski, Altair Brassiani, Antonio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Diego Pandini, Flávio Molinari, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: requerem envio de Moção de Congratulações à diretoria da Igreja Santas Missões Indaial pelos 33 anos de instalação no município, comemorados no dia 25 de abril.

 

REQUERIMENTOS

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: solicita, conforme Regimento Interno desta Casa e Lei Orgânica do Município, concessão de licença para tratar de assuntos particulares, para o período de 2 de maio 1º de junho de 2018, compreendendo um total de 31 dias. 

Requer informações referentes à construção da Unidade Escolar de Educação Infantil – Pro Infância Tipo 1; questionando as razões do atraso da obra; se há novo prazo para entrega desta e os valores pagos à empresa vencedora da licitação.  

Dos Vereadores Aurora Antunes Coelho, Alex Frotscher, Almir Malkowski, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antonio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Diego Pandini, Flávio Molinari, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: perguntam sobre a atual situação da finalização da obra da Terceira Ponte; se o estado já entregou a parte da obra executada por ele, conforme o projeto licitado, e o que falta; os valores que foram investidos pelo município na obra até o momento; se a iluminação está sendo providenciada; as alternativas para a conclusão da obra; e o que está sendo feito para amenizar os transtornos dos moradores da rua Presidente Nereu. 

Do Vereador Almir Malkowski: solicita informações sobre o processo licitatório da rua Minas Gerais; qual prazo para início da obra; quais os motivos da desclassificação de empresas participantes do certame; quais providências vêm sendo adotadas para solucionar o problema. 

Da Vereadora Ana Paula Reiter: requer informações à Casan sobre o cronograma para instalação definitiva de canalização na EEB Professora Attela Jenichen e quando deverá ser transferido o relógio de medição para o local adequado.

 

INDICAÇÕES

Do Vereador Alex Frotscher: fechamento de buraco na rua Reinhold Schroeder; limpeza de valas na rua Tifa Gutz. 

Do Vereador Almir Malkowski: limpeza, patrolamento e alargamento da rua Caçador; patrolamento e limpeza na rua Ari Barroso; reparos na rua Carlos Fritz; patrolamento nas ruas Werner Schlei, João Marcelino Menezes e Norberto Passig; abertura da rua Guanabara.

Do Vereador Altair Brassiani: reparos na pavimentação da rua Mal. Deodoro da Fonseca.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: limpeza e alargamento da rua Cascavel; patrolamento no acesso das dependências da Asteka; instalação de lombadas físicas na Rodovia Augusto Hasse.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: recolocação de paralelepípedos e conserto no calçamento na rua Anita Garibaldi; conserto de boca de lobo na rua Corupá, bem como melhorias no sistema de iluminação pública da mesma via.

Do Vereador Diego Pandini: patrolamento e macadamização na rua 25 de Julho; melhorias na iluminação interna do pavilhão de esportes; recolocação do paralelepípedo nas ruas 25 de Agosto, 12 de Agosto e 11 de Junho. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: instalação de rede de tubulação coletora de esgoto sanitário na rua Max Raiter; transformação das ruas Paraguai e Uruguai em vias de mão única.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): reparos na pavimentação da rua Timbó.

Dos Vereadores Altair Brassiani e Valentim Blasius: reparos na pavimentação em toda extensão da rua 7 de Setembro.

Dos Vereadores Valentim Blasius, Ana Paula Reiter e Flávio Molinari: realização de rondas frequentes nas ruas Bagé e Palotina.

Moção, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Flávio Molinari fez uso do Grande Expediente para abordar o trabalho de determinado veículo de imprensa do município. Segundo Molinari, este veículo vem criticando o trabalho de alguns vereadores, e principalmente do Poder Executivo, diferentemente do que fazia nos mandatos anteriores.   

Mencionou situação em que repórter deste meio de comunicação depreciou as obras de repavimentação da rua Minas Gerais, acreditando que o valor seria melhor investido na pavimentação das ruas Bagé e São Vicente. Porém, segundo o vereador, as duas vias estão incluídas no projeto Avançar Cidades e, portanto, receberão a pavimentação.

Além disso, Flávio citou fato ocorrido nesta semana, em que o veículo noticiou parte da fala do vereador, descrita no resumo da Palavra Livre da sessão ordinária de segunda-feira (16), de forma incorreta, resultante de falha ou de má-fé. 

Por fim, Flávio leu algumas manchetes de notícias divulgadas por este veículo, destacando que aquelas que criticam o governo são patrocinadas, enquanto as outras não. 

 

PALAVRA LIVRE

Inicialmente fez uso da Palavra Livre o vereador Diego Pandini, solicitando irrigação regular na rua Presidente Nereu. Pandini citou outras ruas que também sofrem com a poeira, pedindo que o Poder Executivo agilize o processo licitatório para a aquisição de caminhão pipa.  

Almir Malkowsck registrou sua presença na abertura dos Jogos Abertos da Terceira Idade, nesta terça-feira, 17. Também falou de sua participação nesta data (19) da reunião do Parlamento Jovem, destacando a importância do projeto para a comunidade. Fez comentários sobre cavalete existente nas proximidades do antigo prédio da Wanke, temendo que possa ocorrer algum acidente de trânsito. Encerrando, convidou a população para participar no sábado, 21, a partir das 9h, no Parque Ribeirão Das Pedras, da tradicional Cavalgada Entre Amigos. 

Vereador Flávio Molinari destacou sua participação, ao lado da vereadora Caroline Bertoldi, na quarta-feira, em reunião com o administrador do Hospital Beatriz Ramos, Valter Francisco Neto, e com o presidente da entidade, Edson Milbratz, a fim de discutir melhorias no pronto atendimento do hospital, principalmente na área pediátrica. Flávio informou que o mesmo assunto será discutido com o prefeito André Moser, nesta sexta-feira. 

Sedenir Caetano (Bagaio) convidou simpatizantes e filiados ao MDB para a reunião do partido, nesta sexta-feira (20), a partir das 19h30, no Clube Santa Esmeralda. Agradeceu a equipe da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente pelos reparos na rua Santa Catarina. Também solicitou que o secretário Jonas Lima agilize os reparos na rua 24 de Abril. Lamentou que a taxa para a abertura de tampa de jazigo, em caso de sepultura já existente no Cemitério Municipal, também seja elevada. Por fim, voltou a falar das reclamações dos moradores em relação às taxas do IPTU, pedindo que o Poder Executivo revise estes valores. 

Vereador Valentim Blasius mencionou indicação feita em conjunto com os vereadores Flávio e Ana Paula, solicitando rondas da Polícia Militar nas ruas Bagé e Palotina. O vereador enalteceu o trabalho que a PM vem realizando em Indaial. Valentim disse que está aguardando o contato do Poder Executivo para agendar as reuniões citadas na sessão ordinária de segunda-feira.  Também citou que vem recebendo inúmeras reclamações de munícipes sobre o aumento das taxas do IPTU, reforçando o pedido de outros vereadores para que o secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva, venha a esta Casa prestar esclarecimentos. Encerrando, convidou a população para participar da Festa de Rei e Rainha da Sociedade Glória, sábado, a partir das 20h. 

Bagaio, em aparte, sugeriu que o secretário de Administração e Finanças leve as informações sobre as taxas de IPTU à comunidade também por meio de veículos de comunicação, como emissoras de rádio. 

Vereador Santo Antônio informou que o secretário de Administração e Finanças confirmou sua presença nesta Câmara, na próxima reunião ordinária, dia 3 de maio. 

Altair Brassiani também solicitou irrigação da rua Presidente Nereu e providências em relação à rua 24 de Abril. Agradeceu ao secretário de Obras, Lindomar Lindner, por atender alguns pedidos de roçadas, mencionando outras localidades que também necessitam do trabalho. Convidou todos para o evento Cavalgada Entre Amigos, no sábado. Pediu envio de ofício de pesar, em conjunto com o vereador Bagaio, para os familiares do senhor José Marchese. Citou indicação apresentada em conjunto com o vereador Valentim Blasius, solicitando reparos na pavimentação da rua 7 de Setembro. Finalizando, requereu que o Poder Executivo agilize o processo de licitação para contratação do serviço de tapa-buraco. 

Vereadora Ana Paula Reiter abordou as reclamações recebidas sobre as taxas de IPTU, destacando que munícipes inscritos no Incra, que não deveriam pagar o imposto, receberam a cobrança. A vereadora sugeriu que a Prefeitura crie um canal de fácil acesso à população, para que os munícipes possam tirar suas dúvidas sobre o IPTU. Em relação ao excesso de poeira, também pediu atenção nas licitações para aquisição de caminhões pipas. Cumprimentou a antiga direção da Associação de Moradores do bairro Benedito e desejou sucesso para a nova diretoria. Divulgou os eventos que ocorrerão no fim de semana: no sábado, encontro do MDB no Clube Santa Esmeralda, Cavalgada Entre Amigos e Baile de Rei e Rainha da Sociedade Glória; e no domingo, culto de Ação de Graças em comemoração aos 33 anos da Igreja Santas Missões, às 18h30. 

Vereador Valentim, em aparte, concordou com a fala da vereadora Ana sobre as taxas de IPTU. Também cumprimentou todos que participaram das chapas e votaram nas eleições da Associação de Moradores do bairro Benedito. 

Vereadora Aurora Antunes Coelho comunicou que durante o mês de maio estará em licença para tratar de assuntos particulares, sem remuneração. Desejou sucesso ao suplente Adilson Loch, que assumirá sua cadeira nesse período. Em relação ao seu pronunciamento solicitando a pavimentação da rua Presidente Nereu, destacou que a obra é possível sem a intervenção na BR 470 e sem a finalização da terceira ponta. 

Valentim concordou com a fala da vereadora Aurora, ressaltando que a pavimentação deve acontecer logo, pois esperar a implantação de trevo na BR 470 não é a escolha mais rápida. 

Aurora, prosseguindo,solicitou que o Poder Executivo visite a rua Presidente Nereu e estude a possibilidade de pavimentação com recursos próprios, mencionando os valores que serão destinados à rua Minas Gerais. Lamentou que os vereadores não tenham sido informados, pelo Poder Executivo, de reunião que ocorreu nesta quinta-feira, no bairro João Paulo II, sobre a pavimentação de quatro ruas pelo Regime de Mutirão. Também manifestou pesar pelo falecimento do senhor José Marchese. Divulgou evento que será realizado no fim de semana, pela Igreja Católica do bairro João Paulo II, para a construção de pavilhão naquela comunidade. 

Pelé, em aparte, acrescentou que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima também está trabalhando para a construção de seu galpão, e pediu que os munícipes participem destes eventos. 

Aurora, prosseguindo falou sobre indicações apresentadas nesta data, solicitando atenção para as ruas Corupá e Anita Garibaldi. Também convidou a população para participar da Assembleia do Hospital Beatriz Ramos, terça-feira (24), na Acidi, às 19h.

Não havendo mais inscritos, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 3 de maio, às 18h30, no Plenário do Poder Legislativo. 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 75160
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais