
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi lembrado pela presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Naiara de Lara Siqueira, na reunião realizada na sexta-feira (6). A jovem parlamentar citou as conquistas das mulheres ao longo da história e a importância das discussões pelo fim do preconceito e da desvalorização feminina.
O direito de votar e de se candidatar a cargos políticos e a aprovação da Lei Maria da Penha foram elencados pela vereadora jovem como algumas das principais conquistas femininas. Apesar destes e de outros progressos, a estudante ressalta que a mulher ainda segue em desvantagem na sociedade, citando a importância do Dia Internacional da Mulher para debater o tema.
“O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para firmar discussões para a diminuição do preconceito e da violência contra a mulher”, enfatiza.
Durante a reunião também foram discutidos os temas preconceito e democracia, abordados, respectivamente, pelos vereadores jovens Kauani Anacleto e Alan Nilles Bieger.
Participação jovem na política
Em outro momento da reunião, o presidente da Câmara adulta, vereador Flávio Molinari, usou o espaço da Tribuna para desejar boas-vindas aos estudantes neste segundo semestre do mandato jovem. Ele aproveitou a oportunidade para falar da participação jovem na política.
“Eu sempre prego e apoio muito que a juventude venha para a política, e por isso eu fico muito feliz quando vejo vocês, que são o nosso futuro”, destaca Molinari.
A próxima reunião do Parlamento Jovem está marcada para o dia 18 de março, às 15h, no plenário do Poder Legislativo.